Vida Saudável

Xô preguiça! 5 exercícios para fazer em casa.

Nesses tempos de quarentena é uma batalha para vencer o sedentarismo aqui tem uma lista com 5 exercícios para fazer em casa. 

Xô preguiça! 5 exercícios para fazer em casa.
Xô preguiça! 5 exercícios para fazer em casa.

Fazer exercícios além de deixar mais ativo o corpo, ajuda a manter a mente sã e proporciona saúde. Aqui vão 5 opções de exercícios para começar a se mexer: 

Prancha

Quantas séries: você pode começar com três séries de 20 segundos por dia; 

Para que serve: um dos exercícios mais potentes para se fazer usando somente o corpo, a ponte fortalece várias musculaturas, já que mobiliza a área de trás das pernas, os glúteos, o entorno da coluna vertebral e, claro, o abdômen. Ela ajuda muito a evitar dores na lombar e na coluna;

No que prestar atenção: é preciso manter o alinhamento do quadril com o corpo. Cuidado para ele não ficar “para baixo”, formando um “U”. E só faça a ponte em superfícies planas, para não causar qualquer problema na coluna.

Abdominal

Quantas séries: você pode fazer, inicialmente, 3 séries de 15 movimentos. Vá aumentando com os meses, buscando chegar a 4 séries de 25 a 30 movimentos;

No que prestar atenção: outra vez, cuidado com o alinhamento da coluna e não faça movimentos bruscos.  Não puxe a cabeça com as mãos ou braços ao fazer a subida, pois isso pode causar um torcicolo ;

Para que serve:  as abdominais fortalecem a musculatura da lombar e o alinhamento da coluna.

Pular Corda

Pra que serve: emagrecer e aumentar o condicionamento físico;

Quantas séries: O ideal para os iniciantes é alternar de 2 a 3 minutos de corda com outros exercícios;

No que prestar atenção: uma das principais dicas é começar bem devagar para entender os movimentos e, aos poucos, aumentar o ritmo e a velocidade.

Bicicleta Imaginária

Pra que serve: exercício aeróbico ótimo para emagrecer e definir o abdômen;

Quantas séries: procure iniciar com exercícios de 2 a 3 minutos;

No que prestar atenção: cuidado com a postura para não envergar demais a coluna e o pescoço para frente.

Agachamento

Para que serve: o agachamento fortalece a musculatura das pernas, ajuda no alinhamento da coluna.

Quantas séries: você pode fazer entre 3 e 4 séries, cada uma com 20 a 40 segundos de duração;

No que prestar atenção: mantenha toda a linha da coluna, incluindo o pescoço, alinhada com a parede. Deixe os pés e as pernas na linha do quadril.


Comece com calma, respeite seu tempo e tenha paciencia consigo mesma. 

Nina Marinho

Terapeuta Holística, Aromaterapeuta e Redatora do Muii Brasil e Xouu Brasil. Estudante e mãe no restante do tempo.+ info

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