Vida Saudável

Não coma mais isso! Estes alimentos contêm tanta nicotina como um cigarro

Além do tabaco, a nicotina está presente em muitas bebidas e alimentos que consumimos diariamente, em menos proporção. Então, preste atenção e seja cauteloso.

Não coma mais isso! Estes alimentos contêm tanta nicotina como um cigarro
Não coma mais isso! Estes alimentos contêm tanta nicotina como um cigarro

A nicotina é um alcalóide altamente viciante, como álcool, portanto, o consumo pode produzir dependência química severa em quem a consome. Em altas doses é considerado um psicoestimulante e em baixas doses tem efeito sedativo.
 
Este composto orgânico é encontrado em níveis elevados nas folhas da planta do tabaco e em outras plantas da família Solanacea que você certamente não conhecia e cujo consumo faz parte da dieta diária de grande parte da população.

Tomate contém uma quantidade muito pequena de nicotina

Tomate

Este vegetal contém um alcalóide de nicotina chamado tomatina. A sua proporção é marginal, 7 nanogramas por grama e tende a desaparecer à medida que amadurece e durante o cozimento, por isso não representa um risco para a saúde.

Batata

Este tubérculo também contém um alcalóide de nicotina chamado solanina e está presente na proporção de 4,3 nanogramas por grama, embora durante o cozimento essa medida aumente para 52 nanogramas por grama.

Berinjela

Berinjela 

Este vegetal leve e altamente digestivo, devido à sua grande quantidade de fibras e água, contém a segunda maior concentração de solanina da família de plantas Solanaceae, portanto, a ingestão de 10 quilos de berinjela equivale a um cigarro.

Pimentão

Este vegetal verde, embora também possa ser encontrado em amarelo e vermelho, contém dois tipos de alcalóides nicotínicos , solanina e solanadina, em proporções muito baixas, pelo que não representa risco para a saúde.

Fonte: Informe Brasil;.

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS