
O hipotireoidismo ou hipotiroidismo é a alteração na produção da glândula tireoide, no qual passa a produzir os hormônios de forma insuficiente para o organismo. É uma das doenças endócrinas mais comuns, interferindo nos processos realizados pelo organismo e deixando o metabolismo lento.
Além dos tratamentos convencionais, existem plantas que podem servir como remédios alternativos para regular o funcionamento da tireóide.
Chá de Centelha Asiática
Este chá é ótimo para estimular a circulação sanguínea e, por isso, atua como tônico, aumentando o metabolismo e reduzindo os sintomas de cansaço típicos do hipotireoidismo.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de centella asiática;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Colocar a água para ferver e assim que começar a borbulhar, colocar as folhas e desligar o fogo. Tampar, deixar repousar por 3 a 5 minutos e depois coar e beber, 2 a 3 vezes por dia.
Chá de Ginseng
O ginseng é um dos melhores estimulantes naturais, tratando a fadiga, a falta de concentração e o cansaço mental. Dessa forma, pode ser utilizado durante o tratamento do hipotireoidismo para melhorar todos os sintomas mais rapidamente.
Ingredientes
- 1 xícara de água;
- 1 colher (de chá) de ginseng.
Modo de preparo
Ferver a água, juntar os ingredientes, tampar a xícara e deixar repousar por 5 minutos. Em seguida, deve-se coar e beber ainda morno até 2 vezes por dia.
Chá de Dente-de-leão
O dente-de-leão é uma planta medicinal que atua sob o sistema nervoso e melhora o bem-estar, reduzindo sintomas como cansaço ou dificuldade de concentração, pois contém substâncias como fibras, sais minerais, potássio, ferro, cálcio, magnésio, fosforo, sódio e vitaminas B, C e D.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de folhas de dente-de-leão;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Deve-se ferver a água e depois colocar as folhas no interior da xícara, deixando repousar por 3 minutos. Ao final, é necessário coar e tomar morno de 2 a 3 vezes por dia.