Tendências

Tendência mundial: 10 motivos para você fazer a sua própria comida

Aprender a cozinhar, muitas vezes, parece uma tarefa trabalhosa e muito difícil para quem tem uma vida agitada. No entanto, preparar as próprias refeições pode trazer diversos benefícios para a saúde, por você saber exatamente como é preparado aquele alimento, e para o bolso, já que não dá pra comer todo dia em restaurante ou pedir delivery, não é mesmo?

Tendência mundial: 10 motivos para você fazer a sua própria comida
Tendência mundial: 10 motivos para você fazer a sua própria comida

Se você ainda tem preguiça de preparar seus pratos diários ou acha que não tem afinidade com a cozinha, confira nossa lista com 10 motivos que vão te motivar, de uma vez por todas, a fazer a sua própria comida!

Aprender a cozinhar muda a relação com a comida

1) Economia de dinheiro

Com certeza é um dos principais motivos que faz qualquer um aprender a cozinhar – pois comer fora ou pedir comida custa caro e pesa no orçamento mensal. Com o tempo, você vai descobrir que cozinhar em casa e comprar alimentos sazonais (o famoso “da época”) e variar na combinação deles vai te possibilitar uma economia tremenda.

2) Autonomia com a alimentação

Bateu aquela fome e você não sabe o que fazer, para quem pedir ou onde comer? Saber cozinhar, nesse momento, pode fazer toda a diferença, já que você tem autonomia para preparar a sua comida da forma que quiser e quando quiser.

cozinhar em casa

3) Conhecimento sobre o que se está comendo

Claro que comer em um restaurante é uma experiência maravilhosa, mas você sabe exatamente com quais ingredientes o prato que você está comendo foi feito e de onde eles vieram? Pois é, dificilmente não. Ao fazer sua própria comida, você terá total controle sobre o que está comendo, a procedência dos alimentos e, inclusive, a higienização.

4) Adeus à comida congelada

Por mais prática que ela seja, a comida congelada, além de mais cara, pode ter muitos conservantes e ingredientes não tão saudáveis. Aprender a cozinhar é dar “tchau” a esse tipo de refeição pronta e deixá-la, apenas, para momentos esporádicos.

5) Alívio do estresse

Com certeza você já deve ter ouvido que “cozinhar faz bem” – e faz mesmo! O ato de cozinhar faz com que nosso cérebro esteja focado naquele preparo, podendo servir como um momento de relaxamento dentro da sua rotina, trazendo uma sensação de bem-estar e uma refeição fresquinha.

cozinhando em família

6) Exercício da criatividade

Ao preparar uma receita, você tem inúmeras possibilidades de ingredientes, sabores, quantidades… e as combinações quem decide é você! Quando você cozinha, pode apostar em novas misturas e dar o seu toque para aquela receita clássica.

7) Mudança nos hábitos alimentares

Ao aprender a cozinhar e a ter maior contato com os ingredientes dos pratos que come, é natural que você conheça os benefícios e malefícios de cada um deles. Assim, é provável que passe a fazer melhores escolhas e mude seus hábitos alimentares, sabendo equilibrar com eventuais “escapadas” na dieta.

8) Menor desperdício

Quem cozinha passa a ter uma melhor relação com os alimentos e, consequentemente, maior atenção quanto ao desperdício deles. Esse cuidado e valorização da comida, além de mais consciente, também possibilita mais economia financeira.

9) Mais tempo com a família e amigos

Cozinhar faz bem para você… e para as pessoas ao seu redor. Cozinhar em casa permite passar mais tempo com os familiares e amigos, uma vez que você pode reunir quem ama para compartilhar uma refeição na sua casa – e o melhor, preparada por você.

10) Resgate das receitas familiares

Um elemento muito presente no imaginário e tradição dentro das famílias são as receitas passadas de geração a geração. E ao aprender a cozinhar você vai participar desse ciclo, fazendo com que tradicionais preparações não se percam.

Fabiana Tavares

Jornalista especializado em shows e vida saudável. Fã de música e livros.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS