Se você ainda tem preguiça de preparar seus pratos diários ou acha que não tem afinidade com a cozinha, confira nossa lista com 10 motivos que vão te motivar, de uma vez por todas, a fazer a sua própria comida!
1) Economia de dinheiro
Com certeza é um dos principais motivos que faz qualquer um aprender a cozinhar – pois comer fora ou pedir comida custa caro e pesa no orçamento mensal. Com o tempo, você vai descobrir que cozinhar em casa e comprar alimentos sazonais (o famoso “da época”) e variar na combinação deles vai te possibilitar uma economia tremenda.
2) Autonomia com a alimentação
Bateu aquela fome e você não sabe o que fazer, para quem pedir ou onde comer? Saber cozinhar, nesse momento, pode fazer toda a diferença, já que você tem autonomia para preparar a sua comida da forma que quiser e quando quiser.
3) Conhecimento sobre o que se está comendo
Claro que comer em um restaurante é uma experiência maravilhosa, mas você sabe exatamente com quais ingredientes o prato que você está comendo foi feito e de onde eles vieram? Pois é, dificilmente não. Ao fazer sua própria comida, você terá total controle sobre o que está comendo, a procedência dos alimentos e, inclusive, a higienização.
4) Adeus à comida congelada
Por mais prática que ela seja, a comida congelada, além de mais cara, pode ter muitos conservantes e ingredientes não tão saudáveis. Aprender a cozinhar é dar “tchau” a esse tipo de refeição pronta e deixá-la, apenas, para momentos esporádicos.
5) Alívio do estresse
Com certeza você já deve ter ouvido que “cozinhar faz bem” – e faz mesmo! O ato de cozinhar faz com que nosso cérebro esteja focado naquele preparo, podendo servir como um momento de relaxamento dentro da sua rotina, trazendo uma sensação de bem-estar e uma refeição fresquinha.
6) Exercício da criatividade
Ao preparar uma receita, você tem inúmeras possibilidades de ingredientes, sabores, quantidades… e as combinações quem decide é você! Quando você cozinha, pode apostar em novas misturas e dar o seu toque para aquela receita clássica.
7) Mudança nos hábitos alimentares
Ao aprender a cozinhar e a ter maior contato com os ingredientes dos pratos que come, é natural que você conheça os benefícios e malefícios de cada um deles. Assim, é provável que passe a fazer melhores escolhas e mude seus hábitos alimentares, sabendo equilibrar com eventuais “escapadas” na dieta.
8) Menor desperdício
Quem cozinha passa a ter uma melhor relação com os alimentos e, consequentemente, maior atenção quanto ao desperdício deles. Esse cuidado e valorização da comida, além de mais consciente, também possibilita mais economia financeira.
9) Mais tempo com a família e amigos
Cozinhar faz bem para você… e para as pessoas ao seu redor. Cozinhar em casa permite passar mais tempo com os familiares e amigos, uma vez que você pode reunir quem ama para compartilhar uma refeição na sua casa – e o melhor, preparada por você.
10) Resgate das receitas familiares
Um elemento muito presente no imaginário e tradição dentro das famílias são as receitas passadas de geração a geração. E ao aprender a cozinhar você vai participar desse ciclo, fazendo com que tradicionais preparações não se percam.