Tendências

Microbioma da pele: O termo que está na moda

O microbioma ou microbiota da pele acumula anúncios, campanhas e instruções de utilização de cosméticos e cuidados de higiene pessoal. É o termo de moda, tão na moda como vital para a saúde e o equilíbrio do maior órgão corporal.

Microbioma da pele: O termo que está na moda

A pele não deixa de nos surpreender. E é agora que parece visibilizar-se ainda mais com um termo de moda, o microbioma da pele, que se inclui em múltiplas campanhas de cosmética, higiene e beleza e que se focaliza como o núcleo de estudo de destacadas investigações científicas e laboratórios.

Com uma superfície aproximadamente de 1,8 metros quadrados, a pele é o maior órgão do nosso corpo. A barreira que nos defende e protege e a qual a beleza dedica todos os seus esforços e conhecimento.

Existe, efetivamente, um termo recente em relação à sua propagação na pele e que hoje centra a atenção dos profissionais. Falamos do microbioma, cada vez mais presente no manual de utilização de cosméticos e tratamentos.

O microbioma está intimamente ligado à pele. E hoje sabemos também que a pele é muito mais que uma grande camada composta pelas nossas próprias células. A pele é um complexo ecossistema no qual convivem uma infinidade de microorganismos.

Assim, calcula-se que no nosso corpo há mais de 100.000 bilhões de bactérias, o que representa aproximadamente 1,5 kg do nosso peso. O termo usado para descrever este conjunto de microorganismos é microbiota. A maioria destas bactérias concentram-se no nosso intestino e na nossa pele.

Microbioma é o mesmo que a Microbiota?
A microbiota não deve ser confundida com o microbioma que é o conjunto de genes dos microorganismos que habitam a nossa pele mas também outras zonas.

Assim, o microbioma total é constituído pela microbiota do trato gastrointestinal, nasofaringe, pele, vagina, etc., já que existem microorganismos em todos os órgãos e sistemas do corpo humano.

Fabiana Tavares

Jornalista especializado em shows e vida saudável. Fã de música e livros.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS