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Low carb, saiba mais sobre essa dieta que promete ajudar você a conquistar o corpo perfeito

Dieta low carb, paleolítica, do tipo sanguíneo, da sopa, da papinha de neném — em diferentes épocas, surgem uma série de propostas milagrosas para perder peso e entrar em forma, especialmente para quem quer acelerar esse processo e conquistar o corpo dos sonhos 

Low carb, saiba mais sobre essa dieta que promete ajudar você a conquistar o corpo perfeito

Atualmente, uma das tendências que mais ganha adeptos é a alimentação low carb. Seus defensores afirmam que restringir a quantidade de carboidratos leva a uma perda de peso rápida e sem sofrimento. Mais que isso, eles apresentam fotos de antes e depois com resultados de emagrecimento muitas vezes impressionantes.

O que é a dieta low carb?
A dieta low carb é aquela que defende um método de emagrecimento baseado na diminuição do consumo de carboidratos. Segundo seus defensores, quem quer realmente emagrecer rápido precisa limitar a quantidade desses alimentos a, no máximo, 200 g por dia.

Em muitos casos, a redução é ainda mais drástica, e pode ficar entre 50 e 150 g diárias. Portanto, o cardápio dos adeptos da dieta low carb tem três características bastante importantes:

Redução no consumo de carboidratos
Os adeptos da dieta low carb diminuem o consumo de alimentos como pães, arroz, macarrão, batata, aveia, trigo, milho e doces, bem como de outros grãos e tubérculos. Então, como você pode perceber, eles praticamente retiram pratos que formam a base da alimentação das pessoas aqui no Ocidente.

O mais preocupante, no entanto, é o fato de que a dieta low carb também restringe o consumo de uma série de frutas. Por serem ricas em açúcar, elas saem do cardápio e levam com elas uma série de vitaminas e outros nutrientes importantes para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

Apenas com esse item, também é possível notar porque as pessoas que adotam a low carb geralmente emagrecem em pouco tempo. Elas retiram do dia a dia uma série de alimentos que, além de muito calóricos, fazem mal ao organismo, como pães refinados, bolos, doces, pizzas, salgadinhos etc.

Aumento no consumo de gorduras
Os carboidratos formam boa parte do prato da população Ocidental. Não se pode negar que eles são bastante calóricos, o que contribui para o aumento da epidemia de obesidade. No entanto, eles têm uma função muito importante: eles proporcionam a energia que o organismo precisa para realizarmos as atividades diárias.

Se a dieta low carb reduz os carboidratos, de onde as pessoas tiram energia para o dia a dia? Para suprir essa carência, elas aumentam a proporção de gorduras consumidas. Embora a recomendação seja aumentar a quantidade de gorduras boas (como o azeite de oliva), na prática também é comum ver um cardápio rico em gorduras saturadas.

Aumento no consumo de proteínas
O cardápio low carb também prevê o aumento no consumo de proteínas. Esse macronutriente teria algumas funções muito importantes nessa dieta. O primeiro seria preservar a massa magra do organismo, que é composta por músculos, ossos, órgãos internos e líquido corporal.

Para manter essa massa magra, o corpo consome mais energia. Portanto, as calorias dos alimentos seriam gastas com uma velocidade maior, evitando o acúmulo de gordura e acelerando o emagrecimento. Além disso, uma dieta com essa composição faria o organismo liberar menos insulina, facilitando o uso da gordura como fonte de energia.

Josiane Gonçalves

Jornalista, filósofa e entusiasta da alimentação saudável. Ama animais e viagens pelo mundo.+ info

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