Receitas

Apenas 5 ingredientes: Pão caseiro de aveia fit. Sem leite, sem ovo e sem glúten!

Não há quem resista a um pão caseiro quentinho! Que tal experimentar uma versão mais saudável de pão com esta receita de pão de aveia fit? É rápida e fácil de preparar e não leva leite, nem ovo. Gluten Free!

Apenas 5 ingredientes: Pão caseiro de aveia fit. Sem leite, sem ovo e sem glúten!
Apenas 5 ingredientes: Pão caseiro de aveia fit. Sem leite, sem ovo e sem glúten!

Você não precisa ser especialista em panificação para preparar um delicioso pão caseiro fit. Esta receita é perfeita, fácil e rápida de preparar. Substituindo a farinha de trigo por aveia, você obtém uma textura flexível, sem esfarelar e o sabor é neutro e gostoso!

A aveia é um alimento livre de glúten, sendo seu consumo liberado para portadores de doença celíaca. Mas é necessário muito cuidado com a farinha de aveia, pois sua fabricação pode sofrer contaminação cruzada com derivados de trigo, que - aí sim - contêm glúten.

A aveia é um alimento livre de glúten

Muitas vezes, a aveia é contaminada pelo glúten porque é processada em fábricas que processam alimentos com glúten, e o glúten contamina até pelo ar. Se você tiver problemas com o glúten compre sempre aveia em embalagens lacradas de fábrica e certifique-se que está escrito “sem glúten” na embalagem.

O portal Amor pela comida nos ensina esta receita fantástica de Pão Caseiro de Aveia Fit, para comer sem culpa. Livre de glútem, sem ovo e sem leite! Apta, também, para intolerantes à lactose.

Pão de aveia fit com 5 ingredientes

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Em uma bacia misture a aveia, o polvilho doce e o fermento biológico. Depois de misturar estes três ingredientes adicione o sal e mexa novamente.
  2. Adicione o azeite, o mel e mais ou menos 1 xícara de água morna e mexa bem.
  3. Espere 10 minutos e adicione mais 1/3 de xícara de água morna. Se a massa ainda estiver muito grossa adicione um pouco mais de água de colherada em colherada. A textura é grossinha e elástica, na dúvida confira o vídeo.
  4. Coloque a massa do pão em uma forma de 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se sua forma for daquelas bem grandes, dobre a receita.
  5. Para nivelar a massa na forma aperte gentilmente a superfície com as mãos molhadas.
  6. Deixe o pão descansar em um cantinho da cozinha.
  7. Assim que você colocar o pão para descansar ligue imediatamente o forno para preaquecer a 180º C. Este pão cresce muito rápido (uns 15 minutos), por isso assim que ele chegar no topo da forma coloque-o para assar.
  8. Asse o pão por aproximadamente 40 minutos em forno aquecido a 180º C.
  9. Depois de pronto deixe esfriar até você conseguir encostar na forma, quando você conseguir encostar retire-o da forma e deixe esfriar por completo sobre uma grade ou prato forrado com papel toalha. Não corte o pão quente que você vai destruir a textura!

Assista ao passo a passo!

A aveia contém mais fibra solúvel que qualquer outro grão, resultando em uma digestão mais lenta e uma sensação prolongada de saciedade, por isso você vai comer este pão e ficar sem fome por muito tempo. Esta fibra solúvel é conhecida como beta-glucanos, e é comprovado que ela ajuda a diminuir o colesterol.

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS