Pele

Seca, mista, oleosa ou normal?: Conheça o seu tipo de pele

Para cuidar bem da sua pele, você deve saber se ela é normal, oleosa, seca ou mista já que os produtos e procedimentos são diferentes entre si. A seguir, mostramos todos os detalhes que você deve levar em consideração.

Seca, mista, oleosa ou normal?: Conheça o seu tipo de pele
Seca, mista, oleosa ou normal?: Conheça o seu tipo de pele

A pele não é apenas o maior órgão do corpo, mas também um dos mais importantes. Tem necessidades específicas, mas isso de acordo com o tipo de pele de cada um.

Tipos de pele


Para identificar qual dos tipos de pele você possui, você pode observar certas características que as identificam e assim, saber qual a forma adequada de cuidar dela de acordo com o seu estado atual. São 4: normal, gordo, seco ou misto.

1. Normal: é uma pele equilibrada, pois não é muito oleosa nem muito seca.

Embora não apresente nenhum problema, é importante que seja cuidada com produtos adequados para evitar um desencontro que leve ao excesso de óleo ou irritação.

Pele mista

2. Oleosa: este tipo de pele é denominado “oleosa” porque se caracteriza por um aumento da produção de sebo.

Um dos objetivos no cuidado desse tipo de pele é que essa hiperprodução seborréica não ocorra e que, uma vez que apareçam as espinhas, a pele seja mantida limpa para evitar infecções e que a pele se machuque.


3. Seca: este tipo de pele produz menos sebo que a pele normal e, como consequência, carece de lipídios que retêm a umidade e formam uma camada protetora.

Ao contrário da pele oleosa, em alguma fase da vida todos sofreremos de pele seca em maior ou menor grau, porque uma das causas da diminuição da oleosidade é o envelhecimento do corpo.

Existem 3 níveis de pele seca:

Pele seca: é esticada, frágil, áspera e tem uma cor e aparência opacas. A elasticidade é fraca.

Pele muito seca: apresenta descamação ou consistência lamelar. Há uma aparência obviamente áspera ou manchada ou envelhecimento prematuro, coceira leve.

Pele extremamente seca: as mãos, pés, cotovelos e joelhos estão sujeitos a pele extremamente seca. É caracterizada por forte aspereza, aparência de fissuras, como rachaduras, calosidades, descamação e coceira intensa e frequente.

4. Mista: aqui estão os dois tipos de pele, oleosa e seca, que se manifestam principalmente no rosto.

Para identificar se a sua pele pertence a este tipo, é necessário saber que na pele mista da zona "T" é oleosa, notam-se poros dilatados e com algumas impurezas ou vestígios de acne, enquanto as bochechas têm pele normal ou seca.

Nina Marinho

Terapeuta Holística, Aromaterapeuta e Redatora do Muii Brasil e Xouu Brasil. Estudante e mãe no restante do tempo.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS