Pele

Receitas caseiras para acabar com pés ressecados e rachados

Andar descalço ou usar sandálias e chinelos são situações que incomodam pela vergonha de mostrar os pés ressecados e rachados? Deixe de se preocupar com isso, afinal, ter calos e áreas espessas na pele são problemas que atingem a maioria das pessoas, podendo ser combatidas com práticas baratas e simples de serem feitas em casa.

escalda pés são uma ótima opção sempre
escalda pés são uma ótima opção sempre

O ressecamento acontece pela falta de hidratação na área e as rachaduras nada mais são do que consequências desse processo, que ocorre com a pressão e o peso do corpo exercidos sobre os pés em atividades cotidianas, como uma simples caminhada.

Receitas caseiras para acabar com pés ressecados e rachados

Além de não aplicar hidratantes regularmente, andar descalço ou com salto alto por longos períodos, usar muitos sapatos abertos, tomar banhos muito quentes e estar acima do peso são situações que tendem a estimular o ressecamento dos pés e, assim, o aparecimento de calos e rachaduras.

Lixá-los em excesso também pode ser um vilão para quem deseja reverter essa situação, já que o corpo entende os efeitos da lixa como algo agressivo, estimulando uma produção mais intensa e espessa de pele para compensar o lixamento, o que gera exatamente o efeito contrário.

Para evitar esses problemas, as únicas soluções são fazer hidratações profundas pelo menos uma vez por mês e manter a pele nutrida, para evitar a perda de água e proteínas.

Outra dica é tomar cuidado com o excesso de métodos esfoliantes, pois, assim como a lixa, podem causar a impressão momentânea de maciez e provocar ressecamentos mais intensos posteriormente.

O ideal é apostar em esfoliações apenas uma vez por semana. Para obter melhores resultados, deixe os pés “de molho” em água quente, para amolecer a pele antes de passar a lixa ou a pedra pomes.

Azeite

O azeite de oliva é um ingrediente que pode ser usado tanto em máscaras capilares e faciais quanto em métodos de hidratação de outros partes do corpo.

Misture uma colher de sopa de hidratante à outra colher de azeite extra virgem e aplique nos pés. Em seguida, antes de ir para cama, cubra-os com papel filme (o mesmo usado na cozinha) e durma normalmente. Para garantir que o insulfilm não se mova, vista meias de algodão.

Vaselina + soro fisiológico

Seguindo as mesmas instruções do item anterior, você pode substituir o azeite de oliva extra virgem pela vaselina, que é capaz de criar uma barreira contra o frio e outras agressões externas, devolvendo a elasticidade e o aspecto natural da pele.

Para turbinar a receita, acrescente uma colher de sobremesa de soro fisiológico, que contém sais minerais, proporcionando uma sensação de frescor e um toque aveludado.

Receitas caseiras para acabar com pés ressecados e rachados

Escalda pés é sempre bem vindo

Se você tiver um tempinho livre na sua rotina, dedique alguns minutos para fazer um escalda pés. Coloque um litro de água morna e um copo grande de vinagre de maçã em uma bacia, considerando que o líquido deve atingir o nível das canelas.

Vladimir Martins

Jornalista, aficcionado por cinema e antenado na vida das celebridades.Engajado nas causas sociais e louco por lasanha.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS