Pele

Quem disse que o retinol não se pode usar de dia?

Para que fique claro e que se saiba, recorremos alguns dos falsos mitos sobre a vitamina A, um princípio ativo que gera tantas dúvidas e medos, como informações incorretas ao seu redor.

Quem disse que o retinol não se pode usar de dia?

A vitamina A, mais conhecida como retinol, tem tantos adeptos como detratores. Alguns destes últimos aludem a que é irritativa e pode gerar manchas solares. Como em tudo, há verdades a meias, e soluções para alguns dos problemas mais comuns associados a este princípio.

De dia e noite, retinol
Uma das crenças mais expandidas acerca do retinol é, efetivamente, que não se pode usar pelo dia porque gera manchas ou podem sair erupções.

Desmontemos o primeiro mito, pela mão, opinião e experiência dos especialistas. É isto verdade? Para nada. Se atendemos à opinião de Elisabeth San Gregorio, diretora técnica da firma Medik8:

"nós falamos sempre do retinol como um ativo fotossensível, que não é fotossensibilizante. Isto significa o seguinte: o retinol perde a sua eficácia enquanto lhe dão os raios solares mas não gera nenhuma reação negativa sobre a pele por ele.

Quando dizemos que se deve aplicar pela noite, é porque procuramos aproveitar benefícios que perderemos se o aplicamos pelo dia, mas na hora de aplicação não influencia em nenhum possível efeito adverso".

Uma questão que muitos desconhecem, até numerosos especialistas a quem são feitas as perguntas e tendem a responder "por não ter uma formação completa sobre este principio".

Fabiana Tavares

Jornalista especializado em shows e vida saudável. Fã de música e livros.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS