A vitamina A, mais conhecida como retinol, tem tantos adeptos como detratores. Alguns destes últimos aludem a que é irritativa e pode gerar manchas solares. Como em tudo, há verdades a meias, e soluções para alguns dos problemas mais comuns associados a este princípio.
De dia e noite, retinol
Uma das crenças mais expandidas acerca do retinol é, efetivamente, que não se pode usar pelo dia porque gera manchas ou podem sair erupções.
Desmontemos o primeiro mito, pela mão, opinião e experiência dos especialistas. É isto verdade? Para nada. Se atendemos à opinião de Elisabeth San Gregorio, diretora técnica da firma Medik8:
"nós falamos sempre do retinol como um ativo fotossensível, que não é fotossensibilizante. Isto significa o seguinte: o retinol perde a sua eficácia enquanto lhe dão os raios solares mas não gera nenhuma reação negativa sobre a pele por ele.
Quando dizemos que se deve aplicar pela noite, é porque procuramos aproveitar benefícios que perderemos se o aplicamos pelo dia, mas na hora de aplicação não influencia em nenhum possível efeito adverso".
Uma questão que muitos desconhecem, até numerosos especialistas a quem são feitas as perguntas e tendem a responder "por não ter uma formação completa sobre este principio".