Pele

Pelos faciais: Usar gilete no rosto vale a pena?

Por mais discretos que eles sejam, os pelinhos faciais podem causar bastante desconforto para as mulheres. Justamente por este motivo, muitas acabam apostando no uso de gilete no rosto. No entanto, o hábito, que é muito comum entre os homens, ainda gera muitas controvérsias quando executado na pele feminina.

Pelos faciais: Usar gilete no rosto vale a pena?

Isso porque o mito de que depilar o rosto usando gilete deixa os fios mais grossos ainda está muito enraizado entre as mulheres, que ficam receosas na hora de depilar os pelos faciais. Mas, afinal, será que vale a pena usar lâmina de barbear no rosto? Descubra abaixo quais são os prós e contras.

O método é prático, simples e barato
Para depilar o rosto com gilete, basta comprar uma lâmina de barbear (de preferência as desenvolvidas especificamente para pele feminina) e realizar a técnica em casa, o que é super prático e barato.

Diferente da técnica com cera, a depilação com gilete não dói
Outra razão que faz com que muitas mulheres usem a gilete para remover os pelos do rosto é que, diferente da técnica com cera e da remoção com pinça, por exemplo, o método não causa dor.

Promove uma esfoliação
De acordo com dermatologistas, o uso da gilete também pode causar uma esfoliação facial, já que remove a camada de células mortas da face.

Deixa o rosto preparado e lisinho
Após utilizar a lâmina de barbear, é notável que a pele do rosto fica mais lisinha e muitas mulheres adoram esse efeito, já que possibilita uma melhor aplicação de maquiagem e outros produtos para o rosto.

Contras da depilação facial com gilete

Os pelos podem ficar encravados
Assim como em qualquer outra parte do corpo, o uso de lâmina de barbear no rosto pode fazer com que surjam alguns pelinhos encravados na pele, mas não significa que isso acontecerá com certeza.

Você pode sentir um incômodo quando os pelos começarem a crescer
Quando os pelos do corpo começam a crescer, é normal sentir um leve incômodo. No rosto, essa sensação não é diferente, por isso, a dica é aplicar cremes pós depilatórios que aliviam essa sensação.

O crescimento dos pelos é mais rápido
Uma das desvantagens da gilete é que ela remove apenas a parte externa dos fios, o que significa que as raízes continuam ali e que, por este motivo, os pelos crescerão mais rápido.

Prejudica o equilíbrio da oleosidade da pele
Os pelos no rosto tem a função natural de auxiliar no equilíbrio da oleosidade da pele e são importantes, principalmente, para quem sofre com acne. Por isso, ao serem removidos com a gilete, esse equilíbrio é prejudicado.

Como usar gilete no rosto?
Antes de mais nada, é importante lembrar que é preciso ter muito cuidado ao usar a lâmina de barbear, pois você pode acabar se cortando.

Além disso, ele não é recomendado para peles com acne, já que a lâmina pode acabar inflamando ainda mais as espinhas do rosto. Por isso, a dica é sempre fazer o procedimento cuidadosamente, usando os produtos necessários, como lâmina de barbear descartável, creme depilatório e loção pós-depilação.

O primeiro passo é limpar a pele. Em seguida, aplique o creme das maçãs do rosto para baixo. Use a lâmina de barbear cuidadosamente e, depois que passá-la em cada ponto, use água corrente para eliminar o creme e os pelinhos do aparelho. Faça isso por todo o rosto. Em seguida, lave-o, seque-o e aplique uma loção pós-depilação.

Josiane Gonçalves

Jornalista, filósofa e entusiasta da alimentação saudável. Ama animais e viagens pelo mundo.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS