Pele

Pele e hormônios: como sincronizar o skincare com o seu ciclo menstrual

Especialista compartilha as melhores dicas para garantir um pele bem cuidada o mês inteiro!

Pele e hormônios: como sincronizar o skincare com o seu ciclo menstrual
Pele e hormônios: como sincronizar o skincare com o seu ciclo menstrual

Com a chegada da TPM, a tensão pré-menstrual, o corpo da mulher entra em uma montanha-russa hormonal. Muda o humor, aumenta e/ou diminui a libido, altera a fome… e, é claro, que toda a transformação no ciclo menstrual também afeta a pele.

Além do uso dos cosméticos adequados, é essencial cuidar da alimentação, aumentar o consumo de água e praticar exercícios físicos - tudo isso para que o organismo estabilize a produção hormonal. 

Início do ciclo: entre o 1º e 14º dia

O começo do ciclo menstrual corresponde ao primeiro dia da menstruação. Durante essa fase, os níveis de hormônios sexuais no sangue estão baixos. Já após a menstruação, é mais comum que a pele fique ressecada.

"Esse é o momento de usar um creme com ativos clareadores ou intensificar a hidratação para estimular e regenerar a epiderme mantendo a barreira hidrolipídica", explica a médica. 

Ovulação: 14º dia

A alta concentração de estrógeno no sangue estimula a secreção do hormônio luteinizante (LH). O LH dá início à ovulação, que ocorre por volta do 14º dia do ciclo. Nesse período, os níveis de estrogênio e progesterona estão super altos, o que pode causar uma retenção hídrica maior.

"Vale a pena usar os massageadores faciais de quartzo rosa ou pedra de jade para ativar a circulação local. Faça massagens do centro para fora no rosto e de cima para baixo no pescoço", acrescenta Karla. 

Entre o 14º e 28º dia

Graças à diminuição da progesterona, a pele também fica menos oleosa e mais matificada. Sendo assim, há tendência de maior sensibilidade e irritabilidade da cútis. 

"Se houver uma predisposição à acne, agora é a hora de intensificar seu tratamento com um sérum antioxidante, tônico, ou loção secativa - se forem indicadas para o seu tipo de pele. Açúcar e gordura também devem ser evitados nesse período", finaliza a profissional. 

Nina Marinho

Terapeuta Holística, Aromaterapeuta e Redatora do Muii Brasil e Xouu Brasil. Estudante e mãe no restante do tempo.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS