Pele

Pele Mista precisa de cuidados muito especiais

A pele mista possui oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo). Nesta região, os poros apresentam uma dilatação maior. No restante do rosto, a pele apresenta características de desidratação, ou seja, é seca.

Pele Mista precisa de cuidados muito especiais

Nem oleosa e nem seca, a pele mais comum entre as brasileiras é de fato a pele mista. Sua característica principal é de ser uma pele brilhante, com poros dilatados e excesso de oleosidade, principalmente na zona T (região da testa, nariz e queixo), e normal ou ressecada e opaca nas demais áreas da face.

Limpeza

Esse tipo de pele deve ser higienizado duas vezes por dia, com gel, espuma em mousse ou leite de limpeza. Para controlar a oleosidade, recomenda-se aplicar tônico ou adstringente na zona T. O ideal é que o adstringente seja sem álcool, para não causar ardência.

Hidratação

O uso de hidratantes estimulam a renovação celular, protegendo a pele do envelhecimento precoce. Aplique o hidratante próprio para pele mista duas vezes ao dia. Espalhe com movimentos circulares e delicados até que ele seja completamente absorvido. O ideal é aplicar produtos específicos para a pele mista ou oil-free. Na ausência de ambos, é necessário aplicar um para a pele oleosa na região T e outro para pele seca no restante.

Proteção

A causa número um do aparecimento de rugas é a exposição solar. A radiação solar destrói as fibras de colágeno, responsáveis por dar sustentação e firmeza à pele, além de provocar manchas, sardas e até câncer de pele. Por isso, o protetor solar é indispensável, mesmo quando não há exposição direta ao sol. No mínimo fator 15 para usar em casa ou no escritório. Se houver qualquer exposição solar o fator deve ser pelo menos 30.  É indicado usar produtos que sejam livres de óleo ou possuam toque seco ou matte.

Esfoliação

Deve ser realizada apenas uma vez por semana, e somente na região da testa, nariz e queixo. Se a pessoa aplicar nas regiões mais secas, a pele ficará mais sensível e ressecada, pode até machucar.

Máscaras Faciais

Máscaras compostas por argila ajudam a clarear a pele e suavizam até mesmo manchas de acne, além de absorver a oleosidade do rosto. Para preparar a máscara, misture argila natural e água filtrada e aplique na pele por 20 minutos. O processo deve ser repetido a cada 15 dias.

Por ser o tipo mais comum de pele, as indústrias de cosméticos já desenvolveram produtos específicos para esse tipo de pele, ou seja, produtos de dupla ação: hidratam onde a pele é seca ou normal e controlam o brilho onde ela é mais oleosa.

Vladimir Martins

Jornalista, aficcionado por cinema e antenado na vida das celebridades.Engajado nas causas sociais e louco por lasanha.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS