Pele

Olho no que come! Conheça 5 alimentos que fazem mal para a sua pele

Você sabia que existem alguns alimentos que fazem mal para a pele? A pele é um órgão e assim como ocorre com todo o organismo, precisa receber nutrientes por meio dos alimentos bons para a pele para que ela fique saudável.

Olho no que come! Conheça 5 alimentos que fazem mal para a sua pele
Olho no que come! Conheça 5 alimentos que fazem mal para a sua pele

Existem comidas compostas por substâncias que prejudicam a pele e de quem precisamos nos manter longe, caso o objetivo seja ter uma pele saudável e bonita e fugir do envelhecimento precoce. Vamos conhecer cinco destes alimentos que fazem mal pra pele na lista a seguir:

1. Comida japonesa
O grande problema da comida japonesa no Brasil é que ela pode conter muita fritura e gordura saturada. Alimentos ricos em gorduras saturadas têm uma alta concentração do fator de crescimento da insulina. Isso estimula a produção de hormônios sexuais que aumentam a produção da acne.

Além disso, se abusa da quantidade de molho shoyu, um ingrediente que é rico em sal. Esse sal faz com que a pele fique mais murcha e desidrate. Ao mesmo tempo, ele incha a pele ao redor dos olhos, o que gera uma aparência de cansaço e pode deixar as rugas mais evidentes.

2. Produtos laticínios
Eles exigem cautela principalmente quem já sofrem com acne, têm cravos e apresentam uma pele mais oleosa. Isso porque podem estimular demais a produção de glândulas sebáceas e fazer com que a pele fique mais oleosa. A saber, a produção excessiva de óleo é um dos fatores principais do desenvolvimento da acne.

3. Carnes processadas
Por exemplo, salsicha, salame, mortadela, presuntos e outros tipos de carnes industrializadas com sal de cura e nitrato. São alimentos que fazem mal para a pele porque são ricas em sódio (sal), que prejudica a pele. Enquanto isso, os nitratos presentes nelas rompem proteínas boas para a sustentação da pele (colágeno e elastina).

O ideal é não consumir essas carnes processadas e optar por fontes saudáveis de proteínas como os alimentos com proteínas de alto valor biológico. Você é daqueles que ama essas carnes? Então, conheça as versões fake e saudáveis desses alimentos como a linguiça caseira de frango light e a mortadela saudável caseira.

4. Suco de fruta
Devemos ter frutas na nossa dieta diariamente. Mas, precisamos sempre dar preferência a frutas na sua versão natural e inteira. Até os sucos naturais de frutas que fazemos em casa sem por açúcar podem ser prejudiciais. Isso porque na forma de suco, o açúcar natural da fruta pode ficar muito concentrado.

Ao preparar na centrífuga ou liquidificador, com uma porção bastante grande da fruta e coa, o resultado é um suco com muitos carboidratos de alto índice glicêmico e bem pouca fibra. O açúcar consumido em excesso é pró-inflamatório e pode atrapalhar o equilíbrio das proteínas no organismo, o que inclui o colágeno.

Assim, a pele não perde somente elasticidade mas também maciez, fica rígida e pode até ganhar rugas. O ideal é evitar os sucos de frutas. Para quem gosta muito de sucos, a recomendação é tomar sucos à base de legumes e verduras, com pouca fruta e não coar, como os sucos verdes.

5. Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas têm relação com o aumento da acne e provocam desidratação, o que piora o aspecto da pele e aumenta o aparecimento de rugas. O álcool também gera um efeito inflamatório, que aparece na pele na forma de vermelhidão e inchaço.

Fabiana Tavares

Jornalista especializado em shows e vida saudável. Fã de música e livros.+ info

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