Sacha Inchi é uma planta amazónica, conhecida também como maní do Inca. Cultivada desde há milhares de anos pelos nativos da Amazónia peruana, o seu nome científico é Plukenetia volubilis.
O óleo, que se extrai por prensado em frio das sementes desta espécie apresenta uma grande quantidade de ácidos gordos polissaturados, ideais para múltiplos usos e tratamentos.
O óleo de sacha inchi utiliza-se como condimento mas também tem propriedades medicinais e cosméticas: usa-se para reduzir o colesterol, aliviar dores musculares e reumáticas e na produção de cosméticos, ideais para tratar as rugas e travar o envelhecimento.
Que benefícios tem o óleo de sacha inchi para a pele?
"O óleo de Sacha Inchi é rico em ácidos gordos insaturados e vitamina E. É especialmente indicado para tratar a pele seca e desidratada e madura já que melhora a função barreira, evitando a perda de água e ajudando à sua hidratação. Também aumenta a sua elasticidade.
Além disso, tem propriedades regeneradoras", explica e assegura Kóoch Green Cosmetics. Daí que tenha sido batizado por muitos como a cura das peles maduras.
O óleo vegetal amazónico rico em ómega 3
Os estudos científicos atuais assinalam o Sacha Inchi como a melhor oleaginosa pela sua composição e alta qualidade nutricional:
- O óleo de Sacha Inchi tem alto teor em ácidos gordos Ómega 3 (mais de 48%), Ómega 6 (36%) e Ómega 9 (8%).
- A sua digestão é muito alta (mais de 96%).
- Contém antioxidantes vitamina A e alfa-tocoferol vitamina E.
- Mais de 60% da amêndoa descascada é proteína completa de alta qualidade (99% digestível).
- Muito rica em aminoácidos essenciais e não essenciais, em quantidades suficientes para a saúde.