Pele

Mãos ressecadas: como manter a pele hidratada

Você sente as mãos ressecadas e ásperas? Saiba que esse problema não é tão raro, principalmente no período em que precisamos passar álcool em gel nas mãos com muita frequência. Te mostramos como mantê-las hidratadas

Mãos ressecadas: como manter a pele hidratada
Mãos ressecadas: como manter a pele hidratada

A falta de lipídios (gordura) e água são os grandes responsáveis pelo ressecamento das mãos. Mas essa condição pode ser momentânea ou característica natural do organismo, quando uma pessoa tem um tipo de pele seca.

A falta de gordura e água ressecam as mãos

Se você quer evitar o envelhecimento precoce, coceiras e alergias, veja como cuidar das suas mãos para que elas não fiquem ressecadas!

Quais são os sinais das mãos ressecadas?
Quando as mãos estão ressecadas, elas ficam ásperas, secas e até podem apresentar rachaduras e descamação. Esse ressecamento ocorre devido à quantidade insuficiente de hidratação na camada mais externa da pele (a epiderme), que pode ocorrer com a falta de água e lipídios.

Os lipídios são gorduras que seguram a umidade na pele. Quando ele está em falta no organismo, o tecido cutâneo não consegue segurar a hidratação, o que gera o ressecamento das mãos.

O que pode provocar o ressecamento das mãos?
Existe uma série de fatores que podem deixar as mãos ressecadas. Em todos os casos, beber bastante água e ter uma alimentação adequada ajudam a manter a hidratação de dentro para fora. Veja, logo abaixo, o que pode provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.

Temperatura alta
Durante o período de inverno, banhos quentes podem ser causadores dessa perda de hidratação nas mãos, já que as temperaturas altas alteram a hidratação natural. Nesse sentido, prefira temperaturas mais amenas e sempre utilize hidratantes ao sair do banho ou após lavar as mãos.

Falta de limpeza
O acúmulo de sujeiras nas mãos intensifica a perda de hidratação, além de contribuir para uma concentração de micro-organismos, o que é prejudicial para a pele. Portanto, lave as mãos com sabonetes hidratantes sempre que perceber a necessidade.

Ausência de hidratação adequada
A desidratação tanto na parte mais externa quanto nas camadas mais profundas deixa a pele visivelmente seca. A falta de água e nutrientes favorece esse aspecto, por isso mantenha a hidratação em dia com produtos específicos para o seu tipo de pele.

Contato com produtos químicos
O álcool gel se tornou item obrigatório para ser aplicado várias vezes ao dia. Contudo, o uso desse produto acarreta um ressecamento maior das mãos. Produtos de limpeza também podem ser agressivos e deixar as mãos desidratadas. Dessa maneira, redobre os cuidados quando entrar em contato com esses itens.

O uso diário de álcool gel aumentou o ressecamento das mãos

Utilizar os produtos certos voltados para a saúde das mãos é um cuidado indispensável para evitar as mãos ressecadas e manter a saúde dessa região. A aparência melhora e você se previne do envelhecimento precoce e de dermatites. É a melhor maneira de conquistar mãos bonitas e hidratadas em qualquer época do ano!

Fabiana Tavares

Jornalista especializado em shows e vida saudável. Fã de música e livros.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS