Pele

Dicas de produtos e cuidados para peles sensíveis e alérgicas

Pessoas com pele sensível conhecem bem os efeitos desagradáveis e incômodos que certos produtos podem trazer. Produtos que levam os termos ‘para peles sensíveis’ ou ‘hipoalergênico’ muitas vezes levam componentes que também podem causar reações alérgicas, vermelhidão, coceira e etc, da mesma forma como produtos para peles normais.

Dicas de produtos e cuidados para peles sensíveis e alérgicas
Dicas de produtos e cuidados para peles sensíveis e alérgicas

Além disso, o nosso corpo pode desenvolver alergias a produtos que já estamos acostumados – aquela base que você ama e usa todos os dias? Sim. Por isso, fica difícil entender o que está causando o desconforto na pele, principalmente para pessoas que usam uma série de produtos diariamente.

Vamos falar principalmente sobre produtos para o rosto nesse post, mas a relação abaixo pode ajudar a detectar o que está causando algum tipo de alergia para você:

Relacionada a profissões: joalheiros (níquel, cromo, couro, ouro), médicos (borracha, látex), carpinteiros (serragem de pinho, alcatrão), cozinheiros (flavorizantes, condimentos), sapateiros (borracha, resina epoxi).

Antes de mais nada, é muito importante consultar um médico dermatologista em relação a alergias! O famoso ‘patch test’ – teste de contato – pode ser feito para detectar qual é a substância que causa irritações em sua pele. Não existe uma forma lógica e simples de lidar com peles sensíveis, o importante é entender o que funciona melhor para você.

Se o patch test não for possível, você também pode aplicar um pouco do produto (maquiagem, creme etc) na parte de trás do braço perto do cotovelo, e deixar durante a noite e mais algumas horas para observar a reação da sua pele. Isso pode ser demorado até você testar todos os produtos ‘suspeitos’, mas é uma forma mais segura de testar sem ter que aplicar no rosto e correr o risco de agravar a irritação na pele.

Dica: Assim que observada a alergia ou irritação no rosto, suspenda a maquiagem! Mantenha o rosto limpo, opte por sabonetes e produtos sem fragrância sempre. Até que o produto que esteja causando essa reação seja identificado.

Como dito anteriormente, não existe um produto certo para todos os tipos de pele sensível, mas os listados abaixo tem um grande número de usuários felizes  e talvez dê certo para você também!

Dicas de produtos e cuidados para peles sensíveis e alérgicas

Outra dica valiosa 
Evite maquiagens a prova d’água, pois sua composição é mais forte e pede demaquilantes mais fortes, o excesso dessas substâncias pode irritar a pele.

Vladimir Martins

Jornalista, aficcionado por cinema e antenado na vida das celebridades.Engajado nas causas sociais e louco por lasanha.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS