Mesmo não sendo expert na rotina de skincare, você com certeza não ignora o uso sabonete, certo? Por essa razão, escolher um produto de limpeza facial que se adeque às características e necessidades do seu rosto é tão importante, já que no meio de tantos produtos com diversos ativos e fórmulas, o seu rosto precisa ser cuidado da forma que merece!
Produtos naturais sem fórmulas pesadas
Especialistas recomendam que a área do rosto, pescoço e colo sejam lavadas duas vezes por dia – de manhã e de noite. Essa limpeza permite que a oleosidade seja controlada e que a sujeira, a poluição e os resíduos de produtos sejam eliminados.
Sendo assim, os produtos de limpeza mais recomendados são aqueles sem sulfato, parabenos e, de preferência, com extratos naturais. Dessa forma, você diminui a quantidade de químicos no organismo, garantindo uma limpeza mais profunda.
Atente-se para o seu tipo de pele
Quem tem pele mista ou oleosa precisa ficar atenta aos produtos para o rosto e optar por aqueles que regulam a produção de gordura do rosto e que ajudam a uniformizar a textura sem abrir mão de uma hidratação profunda.
Para peles secas, os produtos compostos por óleos essenciais são os mais adequados. Já para peles sensíveis, fórmulas hipoalergênicas e bem suaves são as que respondem melhor. Descubra as necessidades especiais do seu rosto e adquira um produto de acordo com elas.
Respeite o pH da pele
O pH trata-se do potencial hidrogeniônico, ou seja, do nível de acidez. A quantidade adequada precisa estar entre 4,6 a 5,8, dessa forma, ela estará protegida de infecções, bactérias, alergias e irritações.
Para peles sensíveis e ressecadas, o mais indicado é procurar por sabonetes que mais se aproximam do pH facial, facilmente encontrados em produtos líquidos e cremosos. Já os sabonetes em barra possuem o Ph mais puxado para o alcalino, o que significa que eles tendem a serem apropriados apenas para o corpo.
Nada de esponjas ou sabonete antibacteriano
Pode parecer exagero, mas usar estes dois produtos pode ser extremamente prejudicial para a pele. Isso porque a esponja agride muito o rosto devido à sua porosidade e elimina a hidratação natural do organismo.
Já no caso do antibacteriano, pode haver o desequilíbrio do pH do rosto, favorecendo inflamações e a oleosidade. Utilize sabonetes que regulam sua flora bacteriana facial, escolhendo o mais aproximado ao seu pH natural.