Pele

Dermatologistas explicam como evitar que as tatuagens desbotem com o tempo

As dicas envolvem cuidados com a pele e o que não se pode fazer com os desenhos para que permaneçam com brilho e sem distorções

Dermatologistas explicam como evitar que as tatuagens desbotem com o tempo
Dermatologistas explicam como evitar que as tatuagens desbotem com o tempo

Quem escolhe marcar a pele com uma tatuagem pode ter a expectativa de ter o desenho na pele pelo resto da vida, com brilho e sem distorções. No entanto, com o passar do tempo, a tatoo pode se desbotar e ficar menos nítida.

De acordo com especialistas, isso é inevitável de acontecer, mas é possível retardar o processo.A dermatologista Naissan O. Wesley, em entrevista à revista Allure, explicou que o primeiro passo é sempre seguir as instruções dadas pelo tatuador.

“Logo depois de fazer a tatuagem, até a cura total, evite qualquer coisa que cause atrito na superfície, como roupas justas”, comentou, citando também atividades físicas, como natação ou lutas.

O dermatologista Edgar Fincher acrescentou que os cuidados são os mesmos que se deve ter com a pele normalmente, sobretudo em caso de algum machucado. “Cuidar de sua tatuagem significa cuidar da pele em que ela vive”, disse, também à revista.

Evite exposição excessiva à luz solar

Naissan afirmou que, quanto maior o contato da tatuagem com o sol, mais podem ficar desbotadas, descoloridas e flácidas. “As áreas costumam ter menos colágeno denso e mais pigmentação mosqueada, resultando em pior qualidade da pele”.

Mantenha a tatoo hidratada

Seja com cremes ou óleos, é imprescindível manter a tatuagem hidratada. “Ajuda a diminuir as rugas que prejudicam a aparência geral da pele – incluindo uma tatuagem que pode estar lá”, alegou Fincher.

Evite esfoliações

Embora possa ser positiva para a pele em geral, a esfoliação pode ser um agravante na descoloração de tatuagens. Os dermatologistas dizem que o processo retira, junto com células mortas, a pigmentação do desenho.

Nina Marinho

Terapeuta Holística, Aromaterapeuta e Redatora do Muii Brasil e Xouu Brasil. Estudante e mãe no restante do tempo.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS