Entretanto, quando terminamos a radioterapia alguns sinais começam a aparecer, como o ressecamento, descamação, escurecimento da pele, etc. E é justamente neste momento que devemos redobrar os cuidados.
Cuidados
Com a avaliação e liberação do seu médico você pode ter os seguintes cuidados para que a renovação da sua pele seja a mais rápida e saudável possível:
- Hidrate sua pele com o uso de cremes e óleos corporais – mas somente se sua pele estiver com o aspecto seco – não passe nas áreas que estiverem com feridas ou alguma secreção úmida.
- Durante o banho ensaboe bem a área que foi tratada com a radioterapia para mantê-la sempre limpa – porém não esfregue com bucha – lembre-se que sua pele está totalmente sensível.
- Beba muita água para que a hidratação comece de dentro para fora – estimulando a renovação celular.
- Somente use pomadas cicatrizantes ou terapêuticas conforme a indicação médica, para que não ocorra o risco de provocar uma inflamação.
- Não coce a pele da área que recebeu a radiação.
- Caso sua pele comece a descamar ou formar cascas secas/úmidas de feridas – em hipótese alguma cutuque as feridas ou retire as cascas.
- Proteja sua pele da radiação solar com roupas mais fechadas e protetor solar – por pelo menos 1 ano.
Importante
Quanto maiores os cuidados com a pele após a Radioterapia, mais rápido poderemos observar a regeneração da mesma e, assim, minimizar os danos, marcas ou cicatrizes.
Mas é preciso ter em mente que pele nunca mais será a mesma após um tratamento tão agressivo. E que o mais importante de disso tudo não são as marcas, mas sim os dias de vida presenteados a nós por Deus!