Pele

Conheça os produtos obrigatórios para o skincare do rosto

Se quer começar a cuidar do seu rosto mas tem um orçamento apertado (ou pouca paciência para aplicar uma monte de produtos todos os dias), apresentamos aqueles must-haves que merecem prioridade na sua lista de compras.

Conheça os produtos obrigatórios para o skincare do rosto
Conheça os produtos obrigatórios para o skincare do rosto

Quer acumule mil e um cremes no armário da casa de banho ou escolha uma abordagem mais minimalista aos cuidados de pele, uma coisa é certa: os produtos certos fazem a diferença e a pele agradece uma rotina que a mima e hidrata seu rosto sempre que possível.

Em termos de skincare, não há idade para começar a aprender sobre o assunto porque as necessidades da nossa pele vão mudando ao longo da vida

Básico dos básicos: creme hidratante diário e cleanser
Se não tem qualquer produto de cuidado do rosto, a prioridade deve ser comprar um creme hidratante diário e um produto de limpeza de rosto, independentemente do seu tipo de pele.

O creme hidratante diário é um dos passos mais importantes da rotina de beleza que lhe vai garantir não só uma hidratação extra, mas também alguma proteção da pele contra radicais livres e, se tiver SPF, contra o sol.

Depois de descobrir o seu tipo de pele, deve encontrar um creme hidratante adequado às suas necessidades (os cremes para peles oleosas, por exemplo, devem ser livres de óleos e os cremes para peles secas têm, geralmente, óleos na sua composição).

Quanto ao cleanser, este produto é tão importante como o hidratante diário, daí ser impossível dar o primeiro lugar a apenas um deles.

Deve procurar um produto que seja gentil com a pele, que remova as impurezas sem destruir a camada natural de proteção e que não disturbe os nível de pH da epiderme em demasia.  

Dessa forma vai exigir uma menor quantidade de produtos complementares. Quanto mais agressivo for o produto de limpeza, mais hidratação vai precisar de dar à sua pele depois.

O segundo passo: esfoliante e tônico
Se já comprou (ou já tinha) os primeiros dois produtos, o segundo passo é investir num esfoliante e num tônico.

Em termos de esfoliantes, são produtos que limpam os poros em profundidade e regra geral de forma mais agressiva que os cleansers, mas igualmente necessários para remover células mortas e deixar a pele mais limpa e brilhante.

Se quer começar a fazer máscaras faciais, por exemplo, a esfoliação é um passo muito importante que garante que a pele está pronta para receber todos os nutrientes da máscara.

Já os tônicos, o seu objetivo principal é remover a sujeira que tenha permanecido e equilibrar o nível de pH da pele, que depois de ter sido limpa com um ou mais produtos tem tendência a ficar com um pH mais elevado.

As máscaras são uma parte divertida da rotina de beleza que garante um boost extra à sua pele.

 Isso pode obstruir os poros e envelhecê-la mais rapidamente. O tônico traz a pele de volta ao seu pH normal, e muitas vezes também lhe dá uma pequena dose extra de hidratação.

Josiane Gonçalves

Jornalista, filósofa e entusiasta da alimentação saudável. Ama animais e viagens pelo mundo.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS