Pele

Aprenda a fazer sabonete caseiro e capriche nos cuidados com a pele

É tão fácil comprar sabonetes em lojas e farmácias que você deve estar se perguntando por que alguém se daria o trabalho de tentar fazê-los em casa, não é mesmo? Mas já pensou em ter sabonetes nas suas cores e fragrâncias favoritas, sabendo exatamente quais são os ingredientes e a finalidade dos mesmos na sua pele?

Aprenda a fazer sabonete caseiro e capriche nos cuidados com a pele

Além de ser algo divertido e criativo, aprender como fazer sabonete caseiro é uma opção sustentável. Afinal, você não consumirá embalagens e outros produtos plásticos desnecessários para ter o seu sabonete. Se você está se perguntando “o que preciso para fazer sabonete artesanal?”

Como fazer sabonete caseiro: passo a passo
Um dos métodos mais simples e seguros para produção de sabão envolve derreter bases de sabão pré-produzidas e combinar ingredientes adicionais (como corantes, fragrâncias e óleos essenciais).

Este método é tradicionalmente chamado de “derreter e despejar”, pode ser feito em casa com segurança e é uma maneira de fazer em casa sabonete natural sem a adição de químicos. Mesmo assim, certifique-se de sempre usar roupas e luvas de proteção ao seguir o método “derreter e despejar” para fazer sabão. O sabão líquido é extremamente quente e pode queimar com bastante facilidade.

Você vai precisar:

Como fazer sabonete caseiro: passo a passo

À sua escolha
Acrescente o corante e a fragrância de sua escolha imediatamente, antes que uma película comece a se formar na superfície. Usar algumas gotas de óleos essenciais por barra de sabonete costuma ser uma boa referência.

Hora de tomar forma
Despeje o líquido na fôrma e espere até que ele solidifique. Para acelerar o processo, coloque a fôrma na geladeira. Espere em torno de 20 minutos e retire o sabonete da fôrma. Tudo pronto para aproveitar o banho ainda mais!

Use a criatividade Você pode acrescentar itens pequenos, como flores secas, ao sabão líquido na hora de despejá-lo na fôrma. Isso dá um efeito bonito, perfeito para um presente. Sabonetes de cores intensas criam espuma de cor intensa. Crie sabonetes com camadas coloridas ao despejar sabão líquido sobre sabonetes pequenos, em fôrmas de tamanho cada vez maior.

Josiane Gonçalves

Jornalista, filósofa e entusiasta da alimentação saudável. Ama animais e viagens pelo mundo.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS