Pele

Aprenda 7 truques para prevenir rugas

As rugas são um problema bem indesejável, não é mesmo? No entanto, melhor do que buscar tratamento contra rugas apenas quando elas surgirem é se antecipar ao problema e aprender como preveni-las.

Aprenda 7 truques para prevenir rugas
Aprenda 7 truques para prevenir rugas

As rugas são normalmente um incômodo para homens e mulheres.Trazemos hoje uma lista com sete truques para prevenir rugas, já que como diz o velho ditado: é melhor prevenir do que remediar. Além do mais, a sua saúde agradece esses cuidados.

Aprenda 7 truques para prevenir rugas

1. Proteja-se do sol
A proteção solar é a regra número um para prevenir rugas. Sabia que 90% dos sinais de envelhecimento da pele são devido ao sol? Recomenda-se passar protetor solar todos os dias. Você precisa dele mesmo quando for até a caixa de correio ou do seu carro até uma loja.

2. De olho nos produtos para pele
Outra orientação é evitar fragrâncias ou produtos que não sejam suaves na pele. A irritação causa ressecamento e ainda mais danos. Portanto, no lugar desses produtos, a recomendação é procurar por hidratantes com ceramidas, que restauram a pele, e alfa-hidroxiácidos, que esfoliam e suavizam a pele.

3. Controle os doces e massas
Para quem gosta de um docinho cheio de açúcar e de comer uma massa no almoço ou jantar, é importante dar uma segurada. Isso porque os açúcares e carboidratos refinados disparam a liberação da insulina.

Mas qual é o problema? É que o hormônio provoca inflamação na pele e em todo o corpo. O açúcar se liga às fibras elásticas e de colágeno que mantêm a pele jovem. Danos a essas fibras significam menos suporte à pele e o aparecimento de rugas.

4. Valorize o ar fresco
Os poluentes, como fuligem e gases de escapamento dos carros, fazem mal não somente ao ambiente, mas também à sua pele. Para quem é inevitavelmente exposto a esses e outros poluentes todos os dias, a dica é procurar por parques e espaços verdes com ar fresco para caminhar com certa regularidade.

5. Dormir bem
Com o passar do tempo, não dormir o suficiente pode danificar a pele. Isso porque quando alguém não dorme o necessário, os seus níveis de cortisol aumentam, o que resulta em mais liberação de insulina.

É preciso evitar aquela bomba inflamatória que a insulina causa. Por isso, a dica de ouro aqui é esforçar-se para ter entre seis a oito horas de sono por noite.

Algo que pode ajudar na tarefa é ter uma rotina. Recomenda-se tentar levantar cedo todos os dias e deitar-se para dormir no mesmo horário todos os dias. Conheça outra dica para dormir bem.

6. Abandone o cigarro
Existem diversos motivos para buscar ajuda e abandonar o cigarro. A saúde da pele é um deles, pois fumar causa constrição nos pequenos vasos sanguíneos na pele. Ao longo do tempo, o colágeno e as fibras elásticas são danificadas e a pele fica mais enrugada.

Além disso, o problema não é somente o cigarro em si: o ato de franzir os lábios para inalar cria linhas finas de expressão ao redor da boca.

A pele adora quando a pessoa come proteínas magras e vegetais e frutas ricos em antioxidantes.

7. Incluir as gorduras saudáveis nas refeições
A dieta Mediterrânea, que privilegia as gorduras saudáveis, não faz bem apenas para o coração, pulmões e cérebro. O regime também é bom para a pele. Ter uma boa dieta composta por gorduras saudáveis, como as do azeite de oliva, abacate e nozes, nutre a pele.

Josiane Gonçalves

Jornalista, filósofa e entusiasta da alimentação saudável. Ama animais e viagens pelo mundo.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS