Pele

5 motivos para você não abrir mão dos tônicos faciais

A onda do skincare está cada vez mais forte, felizmente e é por isso que conhecer os principais produtinhos para cuidar da pele é essencial. Os tônicos faciais, por exemplo, são indispensáveis na rotina de tratamentos faciais.

5 motivos para você não abrir mão dos tônicos faciais

Limpar, tonificar e hidratar são os primeiros passos para um rosto bonito e saudável, mas muitas pessoas acabam pulando essa segunda etapa, o que é um erro, já que ela é responsável por remover os resíduos de poluição, maquiagem e até secreções naturais do rosto – tudo isso graças aos tônicos faciais.

Justamente por isso é que eles devem ser usados após a etapa de limpeza e antes da etapa de hidratação. Diferente dos demaquilantes, os tônicos fazem uma limpeza mais fina, removendo profundamente todos os resíduos dos poros.

Os tônicos faciais equilibram o pH da pele 
O pH (potencial Hidrogeniônico) mede o nível de acidez da pele e é responsável por combater bactérias e fungos, além de proteger contra infecções, alergias e coceiras.

Variando de 4,6 a 5,8, o pH médio da pele é determinado pelo suor e pela gordura que são liberados pelas glândulas sebáceas e sudoríparas. No entanto, esse número pode variar devido à vários fatores.

Como a região do corpo, o uso de produtos químicos, água muito quente na hora do banho e até mesmo aplicação de maquiagem ou cosméticos em excesso, por exemplo.Os tônicos faciais promovem o equilíbrio do pH, deixando-o próximo de sua condição natural, o que é fundamental para combater bactérias nocivas à saúde.

O tônico para o rosto deixa a pele totalmente limpa 
Você pode até não perceber, mas algumas impurezas ficam alojadas em camadas tão profundas da sua pele que apenas uma lavagem com sabonete não é capaz de tirá-la.

O tônico facil, então, entra na rotina de cuidados com a pele justamente para promover uma limpeza intensa, agindo nestas camadas e removendo os resíduos acumulados no rosto, tornando a pele mais leve.

A loção tônica revitaliza a pele
Depois de remover toda a oleosidade da pele, o tônico facial deixa a pele do rosto totalmente revitalizada, com aspecto mais limpo e luminoso.

Com a tendência de pele “glow” – um brilho natural e saudável – os tônicos passam a não servir apenas como um cuidado, mas também como um aliado da estética e das tendências de maquiagem.

Os tônicos faciais ajudam a melhorar a absorção dos hidratantes
O momento do uso do tônico é realmente estratégico pois, ao realizar essa etapa de limpeza profunda, ele já prepara o rosto para receber cremes e hidratantes.

Isso porque uma pele limpa é capaz de absorver com muito mais facilidade os princípios ativos dos cosméticos. Ou seja: os tônicos faciais, além de tudo, vão potencializar o uso e a ação dos cremes hidratantes.

O tônico para pele oleosa ajuda a controlar cravos e espinhas
Se você sofre com cravos e espinhas, incluir um tônico adstringente na sua rotina de cuidados é passo importante para deixar a pele lisinha.

Os tônicos faciais adstringentes (ideais para peles oleosas) ajudam a eliminar impurezas e a controlar a oleosidade, evitando, assim, o surgimento de acnes. Tudo isso graças aos ativos presentes nesse produtos – como o ácido salicílico, que é indicado por dermatologistas quando o assunto é o tratamento de acnes e espinhas.

Josiane Gonçalves

Jornalista, filósofa e entusiasta da alimentação saudável. Ama animais e viagens pelo mundo.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS