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3 segredos para ter mais colágeno no corpo

Você certamente já ouviu falar da importância e dos benefícios do colágeno. Te contamos 3 segredos para ter mais colágeno no corpo. Confira!

3 segredos para ter mais colágeno no corpo
3 segredos para ter mais colágeno no corpo

colágeno é uma proteína e um dos maiores componentes dos ossos, pele, músculos, tendões e ligamentos. Ela também está presente em outras partes do corpo, como vasos sanguíneos, córneas e dentes.

3 segredos para ter mais colágeno no corpo.

Há quatro tipos principais de colágeno. O tipo 1 dá estrutura à pele, ossos, tendões, cartilagens fibrosas, tecido conjuntivo e dentes. Já o tipo 2 está presente na cartilagem elástica, que amortece as articulações. 

Enquanto isso, o tipo 3 dá suporte à estrutura do músculo, órgãos e artérias, e o colágeno tipo 4 auxilia a filtração e se encontra nas camadas da pele. Falando na pele, o colágeno também a mantém elástica para atenuar as rugas e evita as linhas de expressão.

O problema é que com o passar dos anos o corpo passa a produzir menos colágeno e a fabricar um colágeno de menor qualidade. Um dos sintomas desse problema é uma pele que se torna menos firme e flexível.

Assim, conhecer segredinhos para aumentar o colágeno é como encontrar um tesouro! Esses segredos, na verdade, são três ingredientes que ajudam a ter mais da proteína no corpo:

1. Gelatina
Mas não é qualquer gelatina, hein? Estamos falando da gelatina incolor, sem sabor, sem açúcar, sem corante e sem conservantes, ou seja, neutra.

Ela é basicamente colágeno cozido e tem um bom perfil de aminoácidos, embora não seja uma proteína completa. A saber, uma proteína completa é aquela que apresenta os nove aminoácidos essenciais.

Além disso, estudos já apontaram que consumir essa gelatina saudável (incolor, sem sabor, açúcares, corante ou conservantes) auxilia a saúde dos cabelos, da pele e das articulações.

2. Frutas cítricas
Elas são ricas em vitamina C, um nutriente que é fundamental para a produção de colágeno no organismo. Inclusive, este é um dos papéis essenciais do nutriente. Portanto, comer frutas cítricas e outros alimentos com vitamina C é uma boa estratégia para ter mais colágeno.

Por exemplo, a lista de frutas cítricas inclui alimentos como laranja, limão e tangerina. Entretanto, outras frutas como o morango também apresentam bastante vitamina C. Ou seja, uma alimentação variada com muitas frutas ajuda a obter o nutriente.

3. Caldo de ossos
Pode ser osso bovino, de peixe ou de frango. A recomendação é cozinhar esse osso em uma baixa temperatura por um tempo longo para extrair melhor o colágeno.

A lista de frutas cítricas inclui alimentos como laranja, limão e tangerina.

Para que isso ocorra, também é aconselhável temperar bem e colocar vinagre na panela com os ossos para o caldo. Conheça melhor o caldo de ossos e como prepará-lo.

Fabiana Tavares

Jornalista especializado em shows e vida saudável. Fã de música e livros.+ info

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