Notícias

Veja como se alimentar para manter o cabelo hidratado o ano todo

A alimentação está diretamente relacionada à nossa qualidade de vida, saúde e bem-estar, mas você sabia que a dieta também exerce um importante papel para manter nosso cabelo hidratado? Como qualquer outra parte do corpo, o cabelo precisa de uma variedade de nutrientes para ficar saudável e crescer forte.

alimentoss que ajudam na hidratação do cabelo
alimentoss que ajudam na hidratação do cabelo

Nosso organismo é muito inteligente e organizado, assim prioriza os órgãos mais essenciais e funções vitais do corpo. Itens auxiliares, como cabelos e unhas, estão bem abaixo da lista de prioridades, mesmo que nos pareçam muito importantes.

alimentoss que ajudam na hidratação do cabelo

Para nutrir seus fios, é fundamental uma dieta adequada. Caso contrário, as células direcionam os nutrientes que você absorve para as funções mais importantes primeiro, e seu cabelo vai sofrer. Descubra agora que alimentos você deve ingerir para manter seus cabelos fortes, bonitos e saudáveis!

Proteínas

O cabelo é feito principalmente de proteína. Assim, garantir o consumo proteico adequado é essencial para torná-lo forte e saudável. Quem não obtém proteína suficiente no cardápio provavelmente ficará com fios quebradiços, secos e fracos.

A falta dela pode atrapalhar o crescimento de pelos e até perda capilar. Frango, peixe, laticínios, ovos, leguminosas e nozes são ótimas fontes de proteína.

Ferro e vitamina C

O ferro é um mineral importante para o cabelo, sua deficiência no organismo é um problema. O folículo capilar e a raiz são alimentados pela circulação de sangue rico em diversos elementos. Quando os níveis de ferro caem demais, surge a anemia ferropriva. Isso prejudica o suprimento de nutrientes para o folículo, atrapalhando o ciclo de crescimento e pode resultar em queda de cabelo.

Alimentos de origem animal, como carne vermelhapeixe, e frango, contêm ferro com alta biodisponibilidade, o que significa que esse mineral está mais disponível para o corpo. Quem não consome esses alimentos pode obter ferro consumindo lentilhas, espinafre e outros vegetais de folhas verdes, como brócolis e couve, em suas refeições.

Já a vitamina C auxilia na absorção de ferro. Sendo assim, alimentos fontes de vitamina C são boas opções para serem consumidos juntos com os ricos em ferro. A vitamina C também participa da produção de colágeno, que fortalece os capilares que sustentam os fios de cabelo. As melhores fontes são: acerola, brócolis, mamão, goiaba, kiwi, laranja, morango e batata-doce.

Ômega-3

Ácidos graxos do tipo ômega-3 são gorduras essenciais que nosso corpo não consegue produzir, por isso devem ser obtidos por meio da nossa dieta. Esses ácidos estão presentes nas células que revestem o couro cabeludo e fornecem os óleos que mantêm a região hidratada.

Para obter a quantidade diária necessária, opte por peixes oleosos — sardinha, salmão, arenque, truta e cavala —, além de fontes vegetais, tais como abacate, nozes, sementes de abóbora e castanhas.

Biotina

A biotina é uma vitamina do complexo B. A falta dela pode deixar os fios quebradiços e causar perda de cabelo. Opte por alimentos ricos em biotina, como cereais integrais, cenoura, fígado, gema de ovo, amendoim e nozes.

alimentoss que ajudam na hidratação do cabelo

Como você deve ter notado, os alimentos são ótimas fontes de nutrientes essenciais para manter o cabelo hidratado. A condição dos fios é um sinal de saúde interna, uma vez que suas células necessitam de um suprimento regular e equilibrado de diferentes elementos. Então, nada de descuidar da dieta, assim você cuida da sua saúde de dentro para fora!

Vladimir Martins

Jornalista, aficcionado por cinema e antenado na vida das celebridades.Engajado nas causas sociais e louco por lasanha.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS