Notícias

Uber permite que motoristas mulheres aceitem apenas outras mulheres

Dia 08 de dezembro de 2020 marcou a disponibilização do programa “Elas na Direção”, da Uber, para todo o Brasil. A iniciativa possibilitará que motoristas mulheres usuárias da plataforma aceitem apenas viagens de outras mulheres. 

Uber permite que motoristas mulheres aceitem apenas outras mulheres

A novidade já chega ao país com o recurso U-Elas, que pode ser acionado pelo aplicativo a qualquer momento pelas motoristas. Desta forma, elas poderão ser chamadas apenas por outras mulheres. Igualmente, a ferramenta também abrange pessoas de identidade não-binária. O app já está avisando sobre o recurso via e-mail, que também pede a atualização de gênero para o ingresso no programa.

Além disso, o “Elas na Direção” também oferece cursos sobre empoderamento pessoal e econômico, e outras vantagens para as participantes da plataforma. Ainda segundo a Uber, a intenção é que no futuro as usuárias também possam escolher viajar apenas com motoristas mulheres ou de identidade não-binária

“Entendemos que esse é um primeiro passo para que, no futuro, tenhamos um número suficiente de mulheres dirigindo para também oferecer essa opção para usuárias mulheres com a mesma eficiência”, afirmou Claudia Woods, diretora geral da Uber no país.

O Brasil foi pioneiro no programa, que era já testado há um ano nas cidades de Campinas, Curitiba e Fortaleza. A partir dos resultados obtidos, a Uber também expandiu a experiência para outros países da América Latina, como Costa Rica, Peru, Argentina, Paraguai e México.

De acordo com o app, ao anunciar a novidade pensada em 2019, deixou clara a preocupação com o combate à violência de gênero. Sendo assim, foram levados em conta não apenas casos reportados sobre violências sofridas por mulheres motoristas na plataforma, mas também a violência doméstica e outros tipos de violações de gênero.

Vladimir Martins

Jornalista, aficcionado por cinema e antenado na vida das celebridades.Engajado nas causas sociais e louco por lasanha.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS