Notícias

Não é tão saudável: Conheça os riscos de beber leite para o organismo

O leite é a principal fonte de cálcio da natureza e, por isso, é muito comum o consumo desse alimento pelas crianças. Entretanto, é preciso ter precaução por alguns riscos que o consumo excessivo pode ocasionar.

Não é tão saudável: Conheça os riscos de beber leite para o organismo
Não é tão saudável: Conheça os riscos de beber leite para o organismo

É normal ouvir que o leite é imprescindível para o nosso crescimento e para manter os ossos e dentes saudáveis, mas nem tudo são flores. O consumo de leite e seus derivados estão muito relacionados a graves problemas de saúde. Veja quais são.

Leite

Aumenta o risco de alergias e asma: o leite de vaca tem três vezes mais proteínas que o leite humano, por isso, às vezes, é difícil digerir pelo organismo. Em algumas pessoas, essas proteínas espessas (como a caseína) se aderem aos vasos linfáticos do intestino, impedindo a absorção dos nutrientes, provocando problemas imunológicos, alergias e asma.

Intolerância à lactose: é muito comum conhecer alguém que seja intolerante à lactose, mas muitas pessoas sofrem disso e não sabem. Pode acontecer do organismo não digerir a lactose, permanece no intestino, onde é fermentada pelas bactérias do cólon, causando gases, dor e, ás vezes, diarréia.

Má absorção de cálcio: ao consumir proteínas animais, o pH do sangue se torna ácido e o organismo retira parte do cálcio que temos nos ossos para neutralizar a acidez. Certamente, o leite tem nutrientes importantes, mas a melhor fonte de cálcio é, sem dúvida, o consumo de vegetais.

O indicado é ferver o leite, mas ao fazer isso, muitas propriedades nutricionais se perdem. A pasteurização é o único método efetivo que garante a eliminação e o controle dos microorganismos patógenos.

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS