Notícias

Mitos sobre o colágeno: O que é verdade, o que é falso e os absurdos

Contra-indicações, se engorda ou quanto é suficiente? A gente se sentou pra acabar com os mitos do colágeno com um especialista. Confira!

Mitos sobre o colágeno: O que é verdade, o que é falso e os absurdos

O colágeno, um dos componentes fundamentais do corpo humano e um dos componentes preferidos na dermofarmácia, é vítima dessa nuvem de fumaça que envolve a indústria, e por ser um dos mais eficientes cavalos de força nos mais sábios banheiros com cuidados com a pele, decidimos levantar a cortina e entender o que é verdadeiro e o que não é. 

Conversamos com Gabriela del Fueyo, química, farmacobiologista e nutricionista especializada em cosméticos e dermofarmácia para desmontar alguns dos mitos que cercam o uso do colágeno, desde quando deveria ser usado até se é verdade que engorda ou não.

Qual é a melhor forma de consumir colágeno?
Para definir uma dieta balanceada, Gabi conta com o modelo da placa Harvard, onde metade é cheia de frutas e vegetais, um quarto tem grãos inteiros e as demais proteínas saudáveis.

O colágeno, explica Gabi, é encontrado nas proteínas . Boas fontes de colágeno são carnes, ovos, peixes, caldos de frango e carne bovina, que apresentam alta concentração de colágeno .

'Colágeno em pó é o mais conveniente de consumir, porque você pode colocar em um smoothie, um pouco de água, no seu chá ou café, porque para consumir a dose diária recomendada, que é de 15gr, você teria que tomar muitas cápsulas ou tabletes, pois estes têm entre 500mg e 1 gr '. 

O colágeno engorda?
Cada 15gr de colágeno tem 98 quilocalorias. Engordamos quando o conjunto global da dieta diária ultrapassa as quilocalorias recomendadas para nosso peso e altura,

'Não gosto que as pessoas se concentrem tanto nas quilocalorias, mas nas quantidades. Se você tem uma dieta mal balanceada, onde come hambúrgueres o tempo todo e também consome colágeno, provavelmente vai ganhar peso, mas isso não será culpa do colágeno. ' 

O tempo que você toma seu colágeno importa?
Não importa a hora que você toma, Gabi explica, rindo um pouco da pergunta.

O colágeno tem contra-indicações?
O colágeno não tem contra-indicações importantes, mas recomenda consultar ginecologistas e pediatras quando a paciente estiver grávida ou amamentando antes de consumir qualquer tipo de suplemento, bem como se for alguém com patologia diagnosticada, consulte sempre um médico, Acima de tudo, bom senso!

Fabiana Tavares

Jornalista especializado em shows e vida saudável. Fã de música e livros.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS