Notícias

Lave sempre as frutas e verduras: seu revestimento pode causar alergias!

Se vamos ao mercado, o primeiro que temos que observar nas frutas e verduras é o seu aspecto exterior. Podem estar horríveis por dentro, mas sempre nos guiamos pelo se aspecto exterior. Entretanto, parece que a casca é o mais perigoso. Descubra!

Siempre lava frutas y verduras: la sustancia que las recubre puede causar alergia
Siempre lava frutas y verduras: la sustancia que las recubre puede causar alergia

Um dos atributos que mais damos valor no momento de comprar frutas e verduras é o seu aspecto exterior. Se estão brilhantes e bonitas, então é de qualidade. Para isso, quanto mais brilhante é a maçã, por exemplo, "mais suculenta" ela será e acabamos levando para casa.

Será que é verdade? Estará mesmo deliciosa por dentro? O brilho é resultado de alguma lavagem especial ou tem algum revestimento perigoso para ter esse aspecto tão maravilhoso? É preciso lavar antes de comer? Aqui daremos as respostas.

Muitas frutas produzem, de forma natural, uma cera que mantém a umidade interior e as protege das agressões externas. Os produtores de frutas e verduras, na tentativa de imitar de forma artificial este efeito, adicionam substâncias que, além de proteger a fruta, proporcionam também um aspecto brilhante e apetitoso.

Os aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas aos alimentos com o propósito de manter ou modificar o seu sabor, melhorar a sua aparência, aroma ou prolongar o seu tempo de conservação.

Além de ceras, também são usadas resinas (como a goma laca) e outros compostos permitidos pela legislação. Tanto as ceras como as resinas e outros compostos são aplicados por fora das frutas e verduras, pulverizadas com os agentes líquidos em uma superfície seca para conseguir uma camada fina.

Estes aditivos podem ser usados para o tratamento da superfície em dosis quantum satis, isto é, em uma dose adequada para obter um resultado desejado, mas sem exagero. Um uso excesssivo impediria o intercâmbio gasoso da fruta com o ambiente e causaria sabores estranhos.

Além disso, uma quantidade excessiva desses agentes podem produzir alguns fenômenos indesejados, como o apareciemento de manchas brancas sobre a casca da fruta. Estes aditivos podem ser consumidos, mas, em alguns casos, podem causar alergias. 

Por isso, é importante lavar bem todas as frutas e verduras antes de consumir, do mesmo modo que os utensílios e superfícies que vamos utilizar para limpá-los. Até mesmo antes de descascar é importante lavar bem toda a casca, exceto no caso das bananas.

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS