O mel é um desses alimentos que, além de deliciosos, são irresistíveis e muito saudáveis.
O mel é espesso, doce e delicioso. Com ele, podemos adoçar infusões diversas, até ser ingrediente de deliciosas sobremesas ou pratos principais como frango, biscoitos, tortas e bolos.
Mas, você sabia que se o mel for aquecido a mais de 40ºC ele se transforma em um elemento altamente tóxico, que pode envenenar o seu organismo?
Não é uma invenção nossa. Esta afirmação tem mais de 5.000 anos e veio da medicida tradicional da India, o Ayurveda.
Segundo o Ayuverda, "quando o mel é aquecido , todos os seus elementos se descompõem, destruindo suas enzimas e moléculas, transformando-os em cola que obstrui os canais do corpo, produzindo toxinas (ama, nos termos ayuvérdicos) que provocam uma espécie de intoxicação metabólica", explica o portal web Alimento e Consciência.
E a ciência moderna confirma a afirmação. Cientificamente, esquentar ou cozinhar o mel causa perda de nutrientes, eliminando muitos dos efeitos benéficos.
Portanto, se quiser consumir o mel por suas propriedades antibióticas, antissépticas, antivirais, antifúngicas, antioxidantes e antibacterianas, deve estar em seu estado natural e ser de boa qualidade.