Notícias

Direitos autorais: Anitta bota a boca no trombone e reacende debate sobre Proposta de Emenda à MP 948

Anitta reacendeu o debate sobre a Proposta de Emenda à Medida Próvisória 948, de autoria do Deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que seria prejudicial ao recolhimento de direitos autorais dos compositores.

Direitos autorais: Anitta bota a boca no trombone e reacende debate sobre Proposta de Emenda à MP 948
Direitos autorais: Anitta bota a boca no trombone e reacende debate sobre Proposta de Emenda à MP 948

Anitta anda um pouco ausente das redes sociais, mas ela mesma explicou as razões em seus Stories do Instagram. A cantora publicou uma série de vídeos onde conta que está desfrutando da plenitude e do sossego, e só olha o celular duas vezes por dia para fazer contato com a família ou para atender algum pedido de amigos.

E foi em razão de um pedido de amigos que ela apareceu novamente acendendo o debate sobre a Proposta de Emenda à Medida Próvisória 948, de autoria do Deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que seria prejudicial ao recolhimento de direitos autorais dos compositores.

Em maio deste ano, Anitta participou de uma live no Instagram com o Deputado Felipe Carreras, de Pernambuco, para discutir a emenda proposta pelo deputado, que trata do cancelamento de serviços e de eventos dos setores de turismo e cultura devido à pandemia do novo coronavírus. A proposta implicaria na cobrança de direitos autorais em eventos públicos e privados, afetando o meio artístico.

Pela Lei, os empresários de eventos devem repassar 10% da bilheteria para o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), como pagamento dos direitos autorais dos artistas, músicos, compositores, produtores e etc. A emenda do deputado propõe a redução do repasse para 5%. E é esse ponto que incomodou Anitta e outros artistas.

O assunto ficou congelado durante um tempo, mas agora a proposta será votada em breve, em caráter de urgência. Anitta não se calou e alertou: "Estamos de olho".

"Conseguimos com nossa força tirar o assunto de pauta no início da pandemia. Pensaram que tivéssemos dormido e começaram novamente. ESTAMOS ATENTOS E VAMOS COBRAR. Vocês dependem do nosso voto nas próximas eleições. Estamos de olho", escreveu na legenda.

Anitta continuou explicando a série de vídeos nos Stories.

"Quando faço a série de stories como fiz hoje falando sobre este tipo de assunto meus amigos artistas de fora do Brasil sempre respondem perguntando se está tudo bem (pq não entendem português). Quando explico a situação que passamos no Brasil sobre a falta de respeito e valorizar do direito autoral todos demoram a acreditar que é possível. Não é só sobre mim... dezenas de famílias vivem dessa forma de sustento. Nossos políticos não podem continuar fazendo manobras de próprio interesse que desvalorizam os artistas (famosos ou nao) do nosso país", concluiu.

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS