Notícias

Descubra os 5 mitos falsos mais populares

Vivemos em um mundo rodeados de informações do que é "bom" ou "ruim", não é mesmo? Por isso, neste artigo vamos derrubar alguns mitos sobre esportes, álcool, colesterol e outras coisas.

Descubra os 5 mitos falsos mais populares
Descubra os 5 mitos falsos mais populares

Em várias ocasiões já lemos alguma informação sobre o que devemos evitar fazer, criando falsos mitos e prejudicando nossa saúde, porque fomentamos hábitos que não são benéficos.

Beber uma taça de vinho por dia é saudável

1-   Beber uma taça de vinho por dia é saudável: Esta crença provém do paradoxo francês. Um estudo antigo comprovou alguns dos fatores que faziam com que os franceses não padecessem tanto de doenças cardiovasculares, apesar do consumo de gordura saturada e da ingestão de vinho. O vinho contém antioxidantes e polifenóis, mas também contém álcool. O álcool consumido de forma moderada e responsável também é um fator de risco para diversas enfermidades.

2-    Reduzir o consumo de ovos evita o colesterol: O ovo é rico em proteínas, vitaminas e minerais e, atualmente, está completamente livre deste mito, tornando-se um alimento imprescindível e apto para quase todos. Claro que a gema tem colesterol, mas tem pouca gordura saturada. Aliás, possui gorduras saudáveis em completo equilíbrio.

É bom beber cerveja para se recuperar da atividade física

3-    É bom beber cerveja para se recuperar da atividade física: Os amantes da cerveja gostariam que isso fosse verdade, pois é rica em carboidratos e, até mesmo, possui algumas vitaminas. Mas contém muito álcool, cujo principal efeito no nosso organismo é a desitradação. portanto, para repor as energias, beba água ou coma alguma fruta.

4-  A culpa é da lactose: As pessoas intolerantes à lactose têm problemas gastrointestinais e, mesmo assim, a incidência de intolerância na Europa é bastante baixa. Na Espanha, não chega a 30%, dos quais muitos podem consumir leite diariamente de forma moderada sem ter problemas. Por isso, sem um diagnóstico clínico, não devemos abandonar o consumo de lactose nem substitui-los por outros sem lactose.

5-  Tomar o suco é o mesmo que comer a fruta: Se eliminarmos a polpa da fruta ao espremê-las, não só perdemos os nutrientes, como também uma série de compostos antioxidantes e fibras, que são benéficas para o nosso intestino. Por isso, é muito melhor comer a fruta inteira, para não perder as suas propriedades. Se for fazer suco, evite usar água e faça com a polpa.

Com certeza você já ouviu alguns desses mitos. Informe-se antes de tomar afirmações como verdades. Tudo é questão de ciência e lógica.

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS