Notícias

Covid-19 pode ser transmitido da mãe ao bebê através do cordão umbilical

Primeiro caso confirmado de contágio mãe-embrião demonstra que o vírus se transmite através da placenta.

Covid-19 pode ser transmitido da mãe ao bebê através do cordão umbilical
Covid-19 pode ser transmitido da mãe ao bebê através do cordão umbilical

Um estudo recente, publicado na revista Nature, explica como uma mulher,  na etapa final da gravidez, foi hospitalizada no início da pandemia com sintomas de Covid-19. O caso ocorreu na França.

O bebê,que hoje tem 3 meses, apresentou breves problemas neurológicos, mas desapareceram ao se curar da doença.

A jovem de 23 anos, que foi hospitalizada com uma tosse persistente, deu à luz aos três dias por cesárea. No mesmo dia, foram realizados exames ao bebê para descartar a infecção pelo vírus.

Os resultados deram positivos para Covid-19 e os exames foram repetidos 18 dias depois do nascimento, resultando positivo novamente.

Embora isto não seja comum, os especialistas comprovaram que existe a possibilidade do contágio transplacentário.

A investigação foi liderada pelo médico Daniele de Luca, do Horpital Antoine Beclere de Clamart, que explicou:

"A razão pela qual isso não tenha sido demonstrado antes é porque é preciso muitas amostras. É preciso o sangue materno, o sangue do recém-nascido, o sangue do cordão umbilical, o líquido amniótico... e é extremamente difícil obter todas estas amostras numa pandemia com emergências em todos os lugares".

Embora, no México, também houve um caso de nascimento de trigêmeos contaminados, há mais casos de recém-nascidos que testaram negativo do que aqueles que deram positivo através da mãe. Baseado nisso, o Dr. De Luca disse:

"A gravidez é muito controlada e, se for contagiada, pode ser controlado também. na maioria dos casos, não haverá danos ao bebê".

Fonte: BBC.

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS