
A dica mais importante para essa escolha é testar muito! A melhor maneira de saber se a cor é a certa, se os benefícios realmente fazem efeito e se ela vai durar em sua pele é testar. Isso porque há no mercado uma infinidade de produtos que prometem mundos e fundos, em texturas líquidas, bastão, cremosas, spray e mousse.
Como escolher a base perfeita com uma paleta enorme de tons à disposição? A dica é nunca testar o produto nas costas da mão ou pulso, como costumamos fazer. Sempre teste no rosto! Aplique o produto na altura do queixo e do maxilar, subindo apenas até a bochecha, e observe se ele se harmoniza com o restante da pele do rosto.
Como escolher a base com textura ideal também depende do tipo de pele, então é importante escolher aquela que funciona melhor para você. A base líquida é mais fácil de aplicar e tem longa duração, e é ideal para peles secas e normais, pois não acumula em marcas de expressão e cobre bem as imperfeições.
A base em pó, ou pancake, é ótima para quem tem pele oleosa, pois não escorre e absorve a oleosidade, sem deixar brilho. A base em creme é indicada para peles normais, pois possui alta cobertura e cobre muito bem qualquer marca. Não deve ser usada em peles oleosas, pois pode transferir, nem em peles muito secas, pois pode secar e craquelar.
A base mousse é mais adequada para deixar um aspecto natural na pele, por ser muito leve, e pode ser usada tanto em peles secas quanto oleosas pois é livre de óleos e tem rápida absorção.
Já falamos que testar é super importante para saber o que é melhor para a sua pele. E o acabamento da sua base também deve ser decidido dessa maneira. Bases matte são aquelas com acabamento sequinho, sem brilho nenhum, ótimas para quem sofre com a oleosidade.
A semi-matte é mais leve que a matte e também deixa a pele sequinha, mas sem aparentar um efeito artificial. Bases acetinadas são brilhosas, com efeito de pele saudável, perfeitas para quem tem a pele seca e quer dar um glow para a make.
Já as bases sheer são aquelas com acabamento fino, super leve e com baixa cobertura, conhecidas no mercado como bb e cc cream – elas servem apenas para uniformizar a pele e não para cobrir imperfeições.