Maquiagem

Especialistas ensinam como manter as maquiagens sempre organizadas

Colocar a make em ordem evita estresse e o uso de produtos vencidos ou estragados

Especialistas ensinam como manter as maquiagens sempre organizadas
Especialistas ensinam como manter as maquiagens sempre organizadas

O ano que se aproxima traz a chance de viver novas experiências e mudar alguns hábitos, como o da desorganização com os itens de maquiagem. Colocar a make em ordem facilita o uso e evita que produtos vencidos ou estragados prejudiquem a sua pele, podendo causar alergias, irritações e até acne.

lém disso, segundo a especialista em organização do método KonMari Kristyn Ivey, em entrevista ao site Allure, deixar o nécessaire em dia é algo que está diretamente conectado com a ordem interior. “É uma verdadeira forma de autocuidado”, explicou.

Confira truques para facilitar o processo de organização das maquiagens:

Verifique prazos de validade

O primeiro passo é checar o prazo de vencimento de cada um dos produtos. Vencidos, eles podem causar infecções e irritações à pele. “Os ingredientes ativos e conservantes começam a se tornar menos eficazes”, explicou Ron Robinson.

Aprenda a hora de descartar

Mesmo que a data de validade ainda esteja em dia, o ideal é jogar o produto fora se algo soar estranho. Textura, cheiro ou pigmentação incomum são alguns dos sinais de que chegou a hora do descarte.

Isso acontece por conta da exposição a dedos sujos, armazenamento inadequado ou por deixar a tampa aberta por um tempo elevado.

Livre-se do que não usa com frequência

O próximo passo é renovar o nécessaire. Itens que não são utilizados há muito tempo ou que não combinam com seu estilo e personalidade devem ser direcionados ao lixo ou doação, se estiveram na validade ou em bom estado.

O espaço vago pode ser ocupado por novas maquiagens, que, provavelmente, serão melhor aproveitadas.

Higienize o que resta

A make que superou a sessão de descarte deve ser desinfectada. No caso dos pincéis, esponjas e outras ferramentas de aplicação, a orientação dos especialistas é higienizar após cada uso com borrifadas de álcool.

Uma vez por mês, coloque-os em um recipiente com água morna e algum limpador suave, como xampu ou sabonete líquido.

Cuidado com o armazenamento

Por fim, facilite a organização com a adesão a um sistema de armazenamento próprio. Deixe o que usa mais à vista, e guarde os demais objetos por categorias. “Você não precisa de 50 delineadores pretos obstruindo seu espaço. Mantenha os que usar à mão e os outros claramente identificados e guardados”, afirmou Phillips.

Nina Marinho

Terapeuta Holística, Aromaterapeuta e Redatora do Muii Brasil e Xouu Brasil. Estudante e mãe no restante do tempo.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS