Maquiagem

Compartilhar maquiagem traz risco de contaminação; veja orientações

Compartilhar itens como delineador, batom e blush com outras pessoas, testar produtos expostos nas lojas, guardar maquiagem no banheiro e até se maquiar em ambientes abertos podem prejudicar a saúde, com risco de contaminação que pode causar dermatites e infecções. 

Compartilhar maquiagem traz risco de contaminação
Compartilhar maquiagem traz risco de contaminação

De gripes a infecções mais graves, esses problemas estão diretamente relacionados a mucosa de cada pessoa, em que naturalmente há presença de bactérias e que podem causar estranhamento por outro organismo, o que gera reações inflamatórias.

Compartilhar maquiagem traz risco de contaminação

O batom contaminado pode transmitir a mononucleose, conhecida como doença do beijo. Além disso, ele pode transmitir a herpes labial, que é uma infecção viral que atinge a mucosa dos lábios. As esponjas e pincéis podem acumular vírus e bactérias que causam inflamação na raiz dos pelos.

Rìmel e sombras
Produtos em pó podem causar foliculite, acne, dermatite e até verrugas. Bastante conhecidos, a conjuntivite e o terçol podem ser transmitidos através de rímel, sombra e delineadores.

Alguns cuidados podem evitar contaminações e transmissão de doenças. Segundo a dermatologista, o uso da maquiagem é pessoal e é preciso estar ter atenção a alguns pontos. Confira a seguir as orientações.

1.Produtos contaminados devem ser descartados;

2.Não teste maquiagem
Em lojas que só tenham amostra única para todos os clientes. Além do produto entrar em contato com bactérias dos indivíduos, existe a contaminação por estar em local aberto;

3.Não compartilhe produtos.
Mesmo sendo de amigos e familiares, o risco de contaminação por micro-organismos existe;

4.Evite se maquiar em transportes públicos.
 Locais abertos já são propensos a transmissão de doenças e mais ainda quando o produto é exposto e depois é guardado;

5.Maquiagem deve ser armazenada em local seco.
Por isso evite deixá-las no banheiro, local de muita umidade, propício à proliferação de bactérias;

6.Higienizar periodicamente pincéis e esponjas.
Esses utensílios sujos estão sujeitos a contaminação por fungos e bactérias;

Compartilhar maquiagem traz risco de contaminação

7.Ficar alerta à data de validade do produtos.
Maquiagem vencida pode causar alergia e irritações na pele e nos olhos;No salão de beleza, certifique-se de que os pincéis são descartáveis ou se estão limpos. Maquiadores devem ter os mesmos cuidados de uso pessoal para os clientes.

Vladimir Martins

Jornalista, aficcionado por cinema e antenado na vida das celebridades.Engajado nas causas sociais e louco por lasanha.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS