Maquiagem

Como limpar pincéis de maquiagem e conservá-los num ótimo estado o maior tempo possível

Mais vale mais que menos, profissionais da makeup salvaram os seus pincéis. Revemos a maneira correta, também para utilizadores, de limpar e conservar esses utensílios. Confira!

Como limpar pincéis de maquiagem e conservá-los num ótimo estado o maior tempo possível

A higiene esmerada já fazia parte dos teus hábitos. Ainda assim, damos-te um 'friendly reminder' dos gestos mais eficazes para manter os acessórios de maquiagem auxiliado por Eva Raya, cosmetóloga e co-criadora de Alice in Beautyland.

Mais é mais, não menos
"Sempre é melhor lavar os pincéis à mão e para baixo na direção do pelo, preferivelmente com sabão neutro e água temperada realizando movimentos circulares na mão ou num modelo de silicone.

Depois há que enxaguar, retirar o excesso de humidade com uma toalha ou papel absorvente sem esfregar e deixá-las secar ao ar livre em posição horizontal, deixando as cerdas ao ar no canto de algum móvel.

Para que durem mais tempo em perfeitas condições há que evitar que a água entre dentro da maga já que pode alterar o cabelo e o pegamento", esclarece Eva Raya.'

Em tempos de confinamento, como a que atravessamos por causa de um vírus tão contagioso como o Covid-19, mais é mais em relação à limpeza.

Ao ar livre
"Dependendo do frio ou a humidade do ambiente podem tardar de 1 a 3 dias a secar bem. Não utilizes secador ou outras fontes de calor. Também suavizantes, o único que conseguirias é esmagar e estragar o pelo. Tenta mantê-las fora de lugares muito húmidos como o banho e protegê-las do pó ambiental, num necessaire ou caixa", diz-nos a especialista.

"O melhor conselho sobre higiene que te podemos dar é não compartilhar os acessórios. Isto, que talvez não seja tão óbvio em muitos casos, hoje torna-se obrigatório".

Pó mineral, o aliado
"O recomendável é limpar os pincéis de pó mineral uma vez por semana. Porém, e dada a situação anómala em que estamos envolvidos, a partir de Alice in Beautyland recomendamos duas lavagens e não partilhar", insiste esta profissional.

Um extra de desinfecção
"Se estão muito sujas ou se queres extremar a higiene, adiciona álcool na rotina. Se as vais limpar depois de muito tempo, submerge numa solução de 1/4 de álcool de 96° em 3/4 de água.

Verás como se tinge de produto. Depois, retira o excesso com um pouco de papel de cozinha e deixa-a secar. Se o que queres é desinfetar um pincel já limpo, enche um spray com álcool e pulveriza a tua ferramenta de maquiagem".

Fabiana Tavares

Jornalista especializado em shows e vida saudável. Fã de música e livros.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS