Maquiagem

Maquiagens são as principais causas de alergia nas pálpebras

A dermatite de contato alérgica é a causa mais comum de alergia na pele das pálpebras e atinge de 30 a 77% das mulheres. O esmalte para unhas é o primeiro no ranking das causas das alergias, seguido das maquiagens aplicadas na região dos olhos.

Maquiagens são as principais causas de alergia nas pálpebras
Maquiagens são as principais causas de alergia nas pálpebras

E para quem ama sombras, lápis e delineadores com muito brilho, aqui vai um alerta: na maioria dos casos de dermatite nas pálpebras, os metais presentes na composição do produto são os responsáveis pelo desencadeamento das alergias. Quanto mais coloridos e brilhantes, maior a chance de o produto ter em sua fórmula metais como alumínio, cobalto, níquel, cromo e chumbo.

Maquiagens são as principais causas de alergia nas pálpebras

Mas, até mesmo o rímel preto básico pode conter em sua fórmula uma substância conservante, conhecida como timerosal, uma forma de mercúrio, que segundo estudos tem um alto risco de desencadear alergias nos olhos e pálpebras.

E se você acha que acabou, tem mais: tinturas para cabelos, que também podem ser usadas nas sobrancelhas, por exemplo, podem desencadear alergias nas pálpebras e olhos devido à presença de várias substâncias, como chumbo, além da p-fenilenodiamina (PPD).

Segundo Dra. Tatiana, é preciso entender que mesmo uma maquiagem de uma marca famosa pode causar alergia. “A alergia é uma reação do organismo, que reconhece a maquiagem ou outro cosmético, como um invasor, um corpo estranho. Pessoas alérgicas a outras coisas têm um risco maior de ter alergias a maquiagem, tinturas de cabelo, esmalte e outros produtos. Assim, o ideal é procurar alternativas, como produtos hipoalergênicos ou com fórmulas mais naturais”, comentou a médica.

Veja outras dicas para prevenir alergias nas pálpebras

A alergia nas pálpebras pode evoluir para outras condições. Por isso, a recomendação é procurar um oftalmologista para tratar o quadro alérgico e até mesmo para avaliar os cuidados necessários para evitar novas crises”, conclui Dra. Tatiana.

Maquiagens são as principais causas de alergia nas pálpebras

Um estudo recente mostrou que sombras, lápis de olho e até mesmo maquiagem para crianças apresentam níveis desses metais superiores aos permitidos. A dica da médica é sempre procurar produtos de marcas reconhecidas e de empresas idôneas. Portanto, se você adora comprar aquele conjunto de sombras do camelô, cuidado! O risco de ter uma alergia é grande.

Vladimir Martins

Jornalista, aficcionado por cinema e antenado na vida das celebridades.Engajado nas causas sociais e louco por lasanha.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS