Cabelo

Qual é o segredo para evitar o excesso de oleosidade nos cabelos?

Conheça algumas dicas de beleza para evitar o excesso de oleosidade nos cabelos e acabe com este problema!

Encontrar a fórmula ideal para deixar o cabelo menos oleoso parece uma busca sem fim. Para esclarecer algumas dúvidas, dois dermatologistas darão seus melhores conselhos para evitar o excesso de oleosidade nos cabelos.

Mitos sobre lavar o cabelo
Sobre como evitar que o cabelo fique sujo com menos frequência, existem dois mitos que já lemos ou ouvimos. “Se você lavar o cabelo todos os dias, ele ficará sujo mais rápido” ou “se você lavar o cabelo com menos frequência, poderá treinar o cabelo para que não fique tão oleoso”.

O mais aconselhável é sempre ir ao dermatologista para conhecer o estado do nosso couro cabeludo e da nossa pele e desta forma é o especialista quem recomenda o mais indicado para os nossos cuidados pessoais.

No entanto, é preciso ter em conta que a nossa pele formula uma gordura própria o que é benéfico, mas se lavar o cabelo com demasiada frequência, só conseguirá eliminá-lo por completo. E se, ao contrário, atrasamos muito a lavagem, acumulamos muita sujeira e promovemos coceira.

A ideia é reconhecer quando seu cabelo precisa ser lavado, pois lembre-se que nossa pele exige higiene. Você pode usar shampoos suaves se precisar lavar o cabelo diariamente ou você pode usar shampoos secos também.

Alimentação saudável, bom descanso e evitando o estresse
Então, o que devemos fazer para evitar que o cabelo fique oleoso facilmente? Dois dermatologistas concordaram com a mesma resposta e a revelaram para a revista Vogue: leve uma vida tranquila, descanse bem e evite o estresse.

“A produção de gordura pela glândula sebácea, que junto com cada fio de cabelo forma a unidade pilossebácea, responde a um estímulo misto: nervoso e hormonal. O único treino possível seria levar uma vida tranquila, com um ritmo vigília-sono adequado, sem hábitos tóxicos (…)

Dessa forma, nosso sistema nervoso ficará mais equilibrado e estimulará menos as glândulas sebáceas, que, portanto, produzirão menos gordura”, comentou. Eduardo López Bran, diretor da Clínica IMEMA.

Da mesma forma, López Bran explica por que não devemos deixar nossos cabelos oleosos por muitos dias: “atrasar a frequência das lavagens não ajuda nada. Acumula sujeira, gordura, descamação, restos celulares e favorece o aparecimento de foliculite, coceira”.

Para reforçar essa ideia, a dermatologista Paloma Cornejo, diretora da clínica que leva seu nome, acrescenta um aspecto fundamental que muitos de nós negligenciamos: manter uma alimentação saudável.  “Uma das coisas que mais graxa os cabelos é uma dieta rica em calorias, açúcares de rápida absorção e laticínios”, destacou.

Josiane Gonçalves

Jornalista, filósofa e entusiasta da alimentação saudável. Ama animais e viagens pelo mundo.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS