Cabelo

Nutrição capilar: o que é e como fazer em casa

A nutrição é uma das etapas essenciais do cronograma capilar. Saiba o que é, aprenda receitas e como fazer em casa!

Nutrição capilar: o que é e como fazer em casa
Nutrição capilar: o que é e como fazer em casa

nutrição capilar consiste na reposição de lipídios (gorduras) que compõem o fio. Ela é indicada, principalmente, para pessoas que possuem algum tipo de química, tintura ou alisamento no cabelo.

Nutrição capilar: o que é e como fazer em casa

Algumas características dos fios podem indicar a necessidade de nutrir o cabelo. Entre elas estão:

Além disso, a nutrição também é indicada para pessoas com cabelos cacheados. Devido a curvatura dos fios, a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar até as pontas, podendo dar um aspecto mais ressecado para esse tipo de cabelo.

Benefícios

O cabelo ressecado é causado pela falta de óleo, e não de água. Logo, um dos maiores benefícios proporcionados pela nutrição é a hidratação e maciez dos fios. Outros benefícios da nutrição são:

A nutrição também é responsável por manter a hidratação nos cabelos por mais tempo. A aplicação das gorduras serve como uma selagem nos fios, fazendo com que os nutrientes potencializem seu efeito no cabelo. Como fazer a nutrição capilar

1º passo: Lave os cabelos com shampoo
2º passo: Aplique uma máscara de tratamento rica em óleos
3º passo: Deixe agir por 20 minutos
4º passo: Enxágue
5º passo: Aplique o condicionador e enxágue novamente
6º passo: Finalize como de costume.

Se recomenda a aplicação de um leave in térmico para quem for usar secador, chapinha ou difusor depois do tratamento. Assim, os fios serão protegidos do calor, não atrapalhando no efeito da hidratação.

Nutrição capilar: o que é e como fazer em casa

Nutrição capilar caseira
O ovo é um dos ingredientes mais utilizados por aqueles que optam por tratamentos caseiros na hora de nutrir os fios.

Por ser rico em lípidos e aminoácidos que proporcionam benefícios para a saúde do cabelo, esse alimento é uma das opções para realizar a nutrição capilar caseira.

A gema do ovo é a parte que deve ser utilizada durante o tratamento: É necessário peneirar a gema e somar com a máscara de nutrição. Depois de realizar essa mistura, basta lavar os cabelos com shampoo e aplicar o tratamento, enxaguando após 20 minutos.

Umectação
Um dos meios mais populares de nutrir os fios é através da umectação capilar. Nessa técnica, o cabelo é enluvado com óleos, podendo manter o produto nos fios por mais de 20 minutos, o que é o caso da umectação noturna, onde o óleo é mantido no cabelo durante a noite.

Alguns ingredientes usados durante a umectação são o óleo de coco, de rícino e até mesmo o azeite de oliva.

Durante a umectação, muitas pessoas acabam aplicando óleo, principalmente o de rícino, na raiz do cabelo, a fim de acelerar o crescimento dos fios. Porém, essa prática não é recomendada.

Em nenhum caso o óleo deve ser aplicado na raiz. Fazer isso não traz nenhum ganho e ainda pode causar acne e foliculite, pelo excesso de óleo no couro cabeludo,

Nutrição no cronograma capilar
cronograma capilar é uma rotina de tratamento programada de forma livre, de acordo com a necessidade de cada cabelo. Ela consiste em três etapas diferentes:

A fase da nutrição é repetida uma vez por semana, garantindo que a hidratação do cabelo dure por mais tempo. Assim, essa etapa é essencial para que o cronograma traga resultados positivos para quem o segue.

Fabiana Tavares

Jornalista especializado em shows e vida saudável. Fã de música e livros.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS