Cabelo

Cuidados simples e eficazes para cada tipo de cabelo

Todo cabelo merece cuidados especiais, afinal ele é a moldura do rosto e ainda faz toda a diferença no nosso visual. Mas, para conquistar um cabelo mais bonito e saudável, é preciso estar atenta aos cuidados para cada tipo de cabelo.

Seguir as recomendações certas para cabelos oleosos, secos, cacheados, normais e mistos, é fundamental para conquistar fios mais fortes, brilhantes e sedosos. E pensando nisso, elaboramos este artigo como um guia para você aprender cuidar de cada tipo de cabelo e obter melhores resultados.

Mas antes disso, tente definir se o seu cabelo é oleoso, misto, seco, cacheado ou normal. Descobrindo exatamente o seu tipo de cabelo é possível seguir as dicas de cuidados para deixá-los impecáveis. Confira à seguir!

Cabelos cacheados: Quem tem esse tipo de cabelo precisa redobrar os cuidados com os fios devido ao seu formato em espiral, que dificulta sua hidratação. Por isso, os cabelos cacheados precisam de hidratação semanal para que fiquem sempre brilhantes, sedosos e com o frizz reduzido.

Além disso, é preciso penteá-los sempre quando estiverem molhados para manter a sua forma natural e evitar a quebra. Para desembaraçar os cachos, é preciso começar sempre das pontas até a raiz.Cabelos oleosos: Mulheres que têm o cabelo oleoso, precisam fazer de tudo a controlar a oleosidade excessiva que se concentra na raiz.

É preciso saber cuidar desse tipo de cabelo para evitar aquele aspecto sujo que incomoda muito. Por isso, é imprescindível lavar o cabelo oleoso com mais frequência. Além disso, é preciso evitar passar a mão nos cabelos e lavar os fios com água muito quente, pois esses hábitos aumentam ainda mais a oleosidade. Na hora de fazer hidratação e passar condicionador também é preciso evitar a raiz.

Cabelos secos: Esse tipo de cabelo é o que necessita de mais cuidados. Isso porque o cabelo seco tende a ser mais áspero devido à pouca produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, o que não é suficiente para lubrificar o cabelo até as pontas.

Por consequência disso, o cabelo fica com pouco brilho e quebradiço. Por isso, é preciso apostar em hidratações semanais, em cremes para pentear, óleos reparadores de pontas e também evitar químicas e o uso de secador e chapinha.

Cabelos normais: Esse tipo de cabelo é mais macio, já que a produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo é mais equilibrada. Por isso, os cabelos normais são sofrem com o excesso de oleosidade na raiz nem com as pontas ressecadas. Eles não necessitam de cuidados especiais para ficarem sempre bonitos e saudáveis. No entanto, é preciso manter os cuidados básicos com o cabelo.

Cabelos mistos: Quem tem os cabelos mistos, sofre com o ressecamento e com o excesso de oleosidade ao mesmo tempo. Isso porque o couro cabeludo fica mais oleoso e as pontas ressecadas. Por esse motivo, é um tipo de cabelo mais difícil de ser cuidado. Para melhorar a oleosidade e o ressecamento ao mesmo tempo é preciso lavar os fios um dia sim um dia não e apostar em hidratações potentes e em óleos especiais para hidratar as pontas.

Josiane Gonçalves

Jornalista, filósofa e entusiasta da alimentação saudável. Ama animais e viagens pelo mundo.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS