Cabelo

Confira 5 benefícios da Vitamina A para os cabelos

A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura que fica armazenada no nosso fígado. Hoje trazemos 5 Benefícios deste nutriente incrível para os cabelos. Confira!

Confira 5 benefícios da Vitamina A para os cabelos
Confira 5 benefícios da Vitamina A para os cabelos

A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura que fica armazenada no nosso fígado. O nutriente pode ser encontrado de duas formas na nossa alimentação. A primeira é a chamada vitamina A pré-formada, que está presente em produtos de origem animal como peixes, aves e produtos laticínios.

A vitamina A, também conhecida como retinol, pode auxiliar na luta contra a quebra dos cabelos

Já a segunda é conhecida como provitamina A e é encontrada em alimentos de origem vegetal como frutas e vegetais. O tipo mais comum de provitamina A é o betacaroteno, que é um tipo de carotenoide e também um antioxidante.

Quais são os benefícios da vitamina A para o cabelo?

1. Saúde dos cabelos
Os especialistas em saúde concordam que seguir uma dieta bem equilibrada, que contenha as 13 vitaminas essenciais, pode auxiliar a manter a saúde dos cabelos.

Além da vitamina A, o grupo das vitaminas essenciais inclui as vitaminas do complexo B, a vitamina C, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K.

2. Crescimento dos cabelos
Todas as células necessitam de vitamina A para crescer. Isso inclui os cabelos, o tecido que cresce mais rápido no corpo humano.

A vitamina A é um antioxidante que contribui com a normalização do crescimento das células. Dietas pobres em vitamina A podem resultar em uma série de problemas, o que inclui a perda dos cabelos.

Ter baixos níveis do nutriente também podem trazer como resultado cabelos secos e quebradiços. A publicação alertou que nos casos em que o cabelo ressecado começar a romper-se nas pontas ou na raiz, a pessoa também pode experimentar a perda dos cabelos.

Os sintomas da deficiência de vitamina A incluem secura nos olhos, cegueira noturna, diarreia e uma diminuição na habilidade para combater infecções.

3. Hidratação do couro cabeludo
O nutriente auxilia a pele na produção de uma substância oleosa conhecida pelo nome de sebo. Este sebo hidrata o couro cabelo e contribui com a manutenção de cabelos saudáveis.

4. Auxílio ao combate à quebra dos cabelos
A vitamina A, também conhecida como retinol, pode auxiliar na luta contra a quebra dos cabelos, justamente por auxiliar a secreção do sebo, conhecido por prevenir a ruptura dos fios.

Graças ao fato de atuar como um antioxidante, a vitamina A também pode proteger os folículos capilares contra os danos provocados pelos radicais livres.

5. Proteção contra os danos dos radicais livres
Graças ao fato de atuar como um antioxidante, a vitamina A também pode proteger os folículos capilares contra os danos provocados pelos radicais livres, substâncias conhecidas por fazerem mal ao organismo.

Fabiana Tavares

Jornalista especializado em shows e vida saudável. Fã de música e livros.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS