Você provavelmente já deve ter ouvido falar do chá de hibisco, uma bebida que costuma ser preparada a partir da planta Hibiscus sabdariffa e apresenta um sabor ácido, que é apontado como parecido com o da fruta arando.
Um dos benefícios atribuídos ao chá de hibisco é que ele pode funcionar como uma poderosa fonte de antioxidantes para o organismo. Entretanto, vamos saber abaixo como fazer óleo de hibisco caseiro e suas utilidades para a saúde.
O que é que o óleo de hibisco tem para nos oferecer?
Podemos encontrar alguns relatos de possíveis benefícios do óleo de hibisco para os cabelos. Por exemplo, ele é visto como um produto lotado de vitaminas como por exemplo a vitamina B2 e nutrientes que fortalecem e ajudam os fios capilares a crescer.
O hibisco ainda parece trabalhar de modo a fazer com que os cabelos fiquem mais grossos e ganhem volume. O óleo de hibisco pode funcionar como um condicionador profundo que aumenta o brilho e a maciez dos cabelos, além de poder contribuir com a diminuição da caspa.
Outro benefício atribuído ao óleo de hibisco é que ele atua na prevenção do envelhecimento precoce dos fios capilares. O produto pode ser utilizado não somente como um condicionador, mas também na umectação e como um pré-shampoo, sendo passado no couro cabeludo horas antes de lavar os cabelos.
De acordo com o que encontramos, outras possibilidades de utilização do óleo de hibisco nos cabelos incluem misturar o produto em shampoos ou máscaras para os fios e utilizá-lo em hidratações.
Entretanto, não foram apresentados embasamentos científicos ou encontradas falas de especialistas que pudessem dar suporte a estes benefícios, e por isso não temos com ter absoluta certeza de que essas vantagens realmente possam ser observadas nos cabelos de todas as pessoas.
Portanto, antes de inserir o óleo de hibisco nos seus tratamentos capilares, vale a pena conversar com um dermatologista ou outro profissional especializado em cabelos para se certificar de que o produto realmente pode te ajudar e, principalmente, que não pode prejudicar a sua saúde.
Nesta conversa, aproveite para questionar de que maneira e em qual quantidade máxima o óleo de hibisco pode ser aplicado com segurança nos seus cabelos, tendo em vista as condições, características e necessidades dos seus fios, em particular.
Isso é especialmente importante quando o objetivo é fazer os cabelos crescerem ou a complicação refere-se à queda dos fios ou outra condição que afeta a região capilar, tendo em vista que não é sempre que um problema nos cabelos está associado a uma falta de vitaminas ou nutrientes no organismo.
Em outras palavras, para tratar um problema mais sério que atinge os cabelos é necessário que um dermatologista faça uma avaliação, identifique a origem da complicação e receite um tratamento eficiente e seguro para resolver ou pelo menos controlar a condição em questão.
Como fazer óleo de hibisco caseiro
De qualquer maneira, para quem quiser experimentar o produto e verificar se ele realmente pode contribuir
com a saúde dos cabelos, seguem algumas receitas que ensinam como fazer óleo de hibisco caseiro:
Receita 1
Ingredientes:
- 100 g de flor de hibisco seca;
- 120 ml de óleo de rícino;
- 50 ml óleo de coco.
Modo de preparo:
Juntar todos os ingredientes dentro de um frasco pequeno de vidro; Tampar bem o recipiente e chacoalhar o vidrinho para dar uma boa misturada nos elementos; Deixar a mistura guardada ao longo de uma semana antes de utilizar o óleo de hibisco.
Este método de como fazer óleo de hibisco caseiro não pode ser ingerido, porém, pode ser aplicado nos cabelos.
Receita 2
Ingredientes:
- 1 punhado de flores secas de hibisco;
- 100 ml de óleo de base – as alternativas incluem: óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de girassol ou azeite de oliva extra virgem.
Modo de preparo:
Amassar as flores secas de hibisco com o auxílio das mãos; Colocar o hibisco dentro de um frasco de coloração escura; Na sequência, despejar o óleo de base de sua preferência. Tampar o frasco e deixar a mistura descansar ao longo de pelo menos três dias antes de começar a utilizar o óleo obtido.