Cabelo

Como cuidar do cabelo no verão corretamente e evitar fios ressecados

Aprenda agora a preparar suas madeixas para a estação mais quente do ano!

Como cuidar do cabelo no verão corretamente e evitar fios ressecados
Como cuidar do cabelo no verão corretamente e evitar fios ressecados

Água salgada do mar, cloro da piscina e exposição aos raios UV inclusive na sombra são alguns dos grandes vilões dos fios saudáveis. Para curtir a temporada sem se preocupar, a Ricca ensina como cuidar do cabelo no verão e proteger as madeixas.

Dicas práticas para cuidar do cabelo no verão

Pré-sol

Os cuidados com os fios devem começar desde já. Isso é importante para que as mechas estejam blindadas contra qualquer tipo de agressão quando o verão estiver no ápice.

Investir em máscaras capilares nutritivas pelo menos 1 vez na semana é uma boa alternativa para manter a umidade e vitalidade do cabelo, preparando-o para as altas temperaturas.

Fora isso, antes da praia ou piscina, é muito importante aplicar um protetor solar para cabelos. Sim, isso mesmo! Leave-ins, por exemplo, que apresentem proteção UV, criam uma película protetora nos fios e os mantêm blindados.

Durante exposição ao sol

Para evitar a abertura das cutículas, o que deixa os fios mais frágeis, é importante enxaguar o cabelo com água potável a cada saída do mar ou da piscina, impedindo que o cloro e o sal penetrem nas mechas.

Outro cuidado essencial é desembaraçar o cabelo entre as idas e vindas da água, preferencialmente com pentes de madeira, já que as cerdas mais largas são ideais para desfazer nós sem quebrar os fios.

Pós-sol

Nessa fase, a limpeza dos fios é o que ganha destaque. Portanto, é recomendado usar um shampoo de limpeza profunda para lavar bem os cabelos, retirando completamente os resíduos de cosméticos anteriores e resquícios de sal e de cloro.

Manter uma rotina de cronograma capilar que envolva hidratação, nutrição e reconstrução também é importante. É indispensável uma agenda para manter os fios saudáveis e recuperar qualquer dano causado à fibra capilar durante o verão.

Invista em máscaras capilares de hidratação pelo menos 2 vezes na semana; nutrição 1 vez na semana; e reconstrução 1 vez ao mês para devolver todos os nutrientes necessários aos fios.

Caso seja possível, também é recomendado deixar secadores e chapinhas de lado nessa temporada. Mas, se o uso dos aparelhos for muito necessário, protetores térmicos precisam estar sempre à mão.

 

Nina Marinho

Terapeuta Holística, Aromaterapeuta e Redatora do Muii Brasil e Xouu Brasil. Estudante e mãe no restante do tempo.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS