Cabelo

Chá de alecrim para o cabelo realmente tem benefícios? Descubra!

Muito se fala sobre o uso do alecrim no cabelo e seu potencial de trazer diversos benefícios para as madeixas. Descubra, a seguir, se tudo isso é verdade ou apenas mito.

alecrim para o cabelo
alecrim para o cabelo

O alecrim é uma planta medicinal muito usada no mundo da gastronomia. No entanto, há quem acredite que e essa planta possa trazer resultados positivos também para o nosso cabelo – basta dar uma olhada nas diversas receitas caseiras de tônicos capilares divulgadas na internet.

alecrim para o cabelo

Na internet, as informações sobre o alecrim no cabelo mostram os benefícios que ele pode trazer, tais como:

Como usar o chá de alecrim para o cabelo

Chá de alecrim para o cabelo

A orientação é ferver duas xícaras de água com duas colheres de sopa de alecrim fresco. Depois, é preciso esperar o líquido esfriar e colocá-lo em um recipiente limpo, como um borrifador. Então, ele é aplicado no couro cabeludo e comprimento, e na sequência usa-se o shampoo e condicionador normalmente.

Tônico de alecrim para o cabelo

Existem tônicos e óleos de alecrim próprios para o cabelo. Esses produtos são formulados com outros nutrientes e trazem benefícios para a nossa saúde capilar. Mas não deixe de usar os produtos diários, como shampoo, condicionador e máscara de tratamento.

A versão caseira é parecida com a do chá, mas você pode adicionar outros ingredientes, como a lavanda, caso tenha fios oleosos, por exemplo. Então, adicione duas colheres de sopa de alecrim fresco e duas colheres de sopa de lavanda fresca a duas xícaras de água fervendo. Abaixe o fogo e espere mais dois minutos. Desligue. Espere esfriar, coe a mistura e guarde o líquido em um recipiente.

Alecrim no shampoo

Também dá para adicionar uma misturinha de alecrim com canela e cravo no seu shampoo para nutrir o couro cabeludo e estimular o crescimento dos fios. Em 100 ml de shampoo, adicione uma colher de sopa de alecrim, três colheres de sopa de canela em pó e uma colher de sopa de cravos da índia. Use alternando com o seu shampoo do dia a dia.

Óleo de alecrim

O óleo essencial de alecrim também pode ser usado, mas com cuidado, já que é um ingrediente forte. Antes de aplicar no couro cabeludo, misture de 3 a 6 gotas em uma colher de sopa de óleo vegetal, como o de coco. Depois, é só aplicar no couro cabeludo massageando para ajudar a penetração do produto e ainda ativar a circulação da área. Depois, é só lavar normalmente.

alecrim para o cabelo

Chá de alecrim para o cabelo realmente funciona?

O dermatologista Valcinir Bedin lembrou que não existe comprovação científica do uso do alecrim no cabelo, mas acredita que usá-lo nos fios não trará resultados negativos. “O lado bom é que o extrato da planta tem ação adstringente, mas o seu uso isolado tem pouca ação nos fios”, aconselhou.

Vladimir Martins

Jornalista, aficcionado por cinema e antenado na vida das celebridades.Engajado nas causas sociais e louco por lasanha.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS