Cabelo

Ceramidas para cabelo: Saiba o que é e conheça seus benefícios

Sempre estamos em busca de algum ingrediente que deixe os cabelos mais bonitos e saudáveis. Dentre tantas opções disponíveis no mercado temos a ceramidas, que é um componente de diversas formulações de produtos para cabelo. Saiba mais!

Ceramidas para cabelo: Saiba o que é e conheça seus benefícios
Ceramidas para cabelo: Saiba o que é e conheça seus benefícios

A ceramidas é uma alternativa natural para cuidar dos cabelos e deixá-los hidratados, macios e saudáveis. Continue lendo para saber quais são os benefícios da ceramidas para o cabelo e saiba que ela irá deixar seu cabelo cada vez mais bem cuidado.

Ceramidas para cabelo: Saiba o que é e conheça seus benefícios

Ceramidas – O que é?
Ceramidas
é uma substância natural que promete diversos benefícios para a saúde dos cabelos. Esse produto é um dos três tipos de lipídios (gorduras) encontrados naturalmente no interior da cutícula dos fios.

Os outros dois ácidos graxos que compõem a cutícula são o ácido metileicosanoico e o colesterol. As ceramidas ficam dentro das cutículas para agir como uma espécie de proteção para o cabelo.

A cutícula é uma camada externa muito fina no cabelo que serve para proteger componentes mais internos dos cabelos como o córtex e a haste capilar e dar força aos fios.

Ela é composta por diversas camadas que se sobrepõem umas às outras, reforçando essa porção externa. A presença de ceramidas faz com que as várias camadas que compõem a cutícula fiquem sempre unidas promovendo mais força e saúde para os cabelos.

Ceramidas para cabelo
Apesar de ser encontrada naturalmente nos fios, nem sempre temos quantidades adequadas de ceramidas no nosso cabelo.

Isso acontece porque de forma natural, o cabelo acaba se desgastando devido à exposição ao calor, a processos químicos de coloração ou escovas progressivas e até mesmo pela lavagem com xampu e condicionador e manuseio dos fios.

Ao usar produtos que contenham ceramidas, os cabelos vão estar sempre nutridos e os danos causados por esses processos serão minimizados.

Benefícios
As ceramidas são responsáveis por diversos benefícios para os nossos cabelos, tais como: força, elasticidade, retenção de umidade, nutrição, redução da porosidade, brilho, maciez e resistência. Os principais benefícios das ceramidas para cabelo são descritos a seguir.

1. Umidade e hidratação
Se o cabelo não apresenta umidade suficiente, ele se torna quebradiço. As ceramidas são capazes de atrair e reter moléculas de água, mantendo o cabelo sempre hidratado. Além disso, as cutículas seladas ajudam a manter a integridade dos fios e a nutrição adequada.

2. Força e brilho
Sem força, o cabelo fica fraco e mais propenso à quebra e ao frizz. A aplicação de ceramidas para cabelo reforça a estrutura da cutícula, restaurando propriedades naturais do cabelo como força e brilho. Quando as cutículas não estão bem seladas e unidas, o cabelo fica com aspecto seco e quebradiço, podendo causar pontas duplas, queda e opacidade.

3. Maciez e suavidade
Por reter nutrientes e umidade nos fios, o cabelo fica mais macio e suave quando você usa algum produto que contém ceramidas. Isso resulta também em um cabelo mais liso.

4. Elasticidade
A elasticidade dos fios é muito importante para que você possa pentear e manusear o cabelo sem causar danos.

5. Porosidade
Como a ceramidas ajuda a selar as cutículas, a porosidade do cabelo diminui. Isso significa que os fios ficam mais protegidos e menos ressecados.

6. Redução de danos do ambiente
Como já mencionado, a ceramidas reduz o coeficiente de atrito do cabelo, ou seja, reduz a porosidade do cabelo. Isso significa que o tratamento com ceramidas para cabelo reduz os danos causados por processos abrasivos e intemperismo diário como sol, chuva, calor, vento, dentre outros.

7. Crescimento
Um estudo publicado na revista científica Biochemical and Biophysical Research Communications em 2017 indica que o uso de ceramidas pode promover o crescimento capilar. O estudo usou folículos capilares humanos e de animais e mostrou resultados promissores.

Ceramidas para cabelo: Saiba o que é e conheça seus benefícios

8. Prevenção à queda
Uma cutícula fortalecida resulta em menos frizz, menos quebra e menos perda de cabelo por queda. Isso acontece porque os cabelos ficam mais bem nutridos e a probabilidade de cair é bem reduzida. Existem até estudos sobre o uso de ceramidas para a prevenção e tratamento de calvície.

Fabiana Tavares

Jornalista especializado em shows e vida saudável. Fã de música e livros.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS