O ácido lático é uma substância produzida no corpo durante a respiração anaeróbica. Essa respiração se trata da obtenção de energia a partir de reações químicas sem o envolvimento do oxigênio, como ocorre na fermentação e na glicólise.
Entretanto, essa não é a única definição para a substância – de acordo com o Collins Dictionary, o ácido lático também é um tipo de ácido encontrado no leite coalhado (azedo).
Segundo a indústria de cosméticos, o ácido lático faz parte de um grupo de compostos – alfa-hidroxiácidos (AHAs) – que são utilizados principalmente como esfoliantes suaves para a pele. O ácido lático também pode aparecer com frequência em produtos voltados para os cuidados com os cabelos com diferentes propósitos.
A função dele em cada produto vai depender de como o item em questão foi formulado, porém, ele pode aparecer ao lado de outros ácidos suaves com o objetivo de relaxar e suavizar o cabelo.
O ácido lático também pode aparecer em tratamentos de alisamento para os cabelos, e é considerado um alisamento seguro, ao contrário dos métodos que utilizam o formol.
Acredita-se ainda que, em concentrações ligeiramente maiores, o ácido lático tira parte do revestimento protetivo de queratina do cabelo com a promessa de que isso vai melhorar a habilidade dos fios para absorver outros ingredientes reparadores. Entretanto, é importante tomar cuidado com isso.
Essa habilidade da substância para remover o revestimento protetivo de queratina nos cabelos é aproveitada em produtos voltados para a retirada de pelos do corpo.
O ácido lático e a queda de cabelos
Quando analisamos o uso do ácido lático para cabelos, não podemos deixar de abordar a sua associação com a queda dos fios.
Quando suamos pelo couro cabeludo e permitimos que esse suor seque, ele forma o ácido lático, que corrói a queratina nas fibras do cabelo, o que resulta na severa perda de cabelo, que pode ser prevenida com o cuidado apropriado. O ácido lático está entre as três principais causas de perda de cabelos para os homens.
Se aponta também uma associação entre o ácido lático, que pode ser produzido por células-tronco dos folículos capilares, e a preservação dos cabelos.
Cuidados
Antes de comprar produtos ou se submeter a procedimentos e tratamentos com ácido lático para cabelos, escolha marcas e profissionais confiáveis e de boa reputação.
Além disso, converse com um dermatologista ou tricologista para saber qual produto é o mais adequado e seguro para o seu cabelo, principalmente se você já for propenso ou sofrer com a queda dos fios.
Problemas capilares, especialmente a perda de cabelo, podem ter diversas origens, portanto você precisa de um acompanhamento médico profissional para descobrir a causa da sua condição e tratá-la adequadamente, com segurança e eficácia.