Cabelo

Ácido Lático: Saiba o que é e como funciona nos cabelos

Você já deve ter ouvido falar que o ácido lático pode ser responsável por dores e câimbras após exercitar-se em excesso, mas sabia que algumas pessoas usam ácido lático para cabelos? 

Ácido Lático: Saiba o que é e como funciona nos cabelos
Ácido Lático: Saiba o que é e como funciona nos cabelos

O ácido lático é uma substância produzida no corpo durante a respiração anaeróbica. Essa respiração se trata da obtenção de energia a partir de reações químicas sem o envolvimento do oxigênio, como ocorre na fermentação e na glicólise.

Ácido Lático para Cabelos – O Que é e Como Funciona

Entretanto, essa não é a única definição para a substância – de acordo com o Collins Dictionary, o ácido lático também é um tipo de ácido encontrado no leite coalhado (azedo).

Segundo a indústria de cosméticos, o ácido lático faz parte de um grupo de compostos – alfa-hidroxiácidos (AHAs) – que são utilizados principalmente como esfoliantes suaves para a pele. O ácido lático também pode aparecer com frequência em produtos voltados para os cuidados com os cabelos com diferentes propósitos.

A função dele em cada produto vai depender de como o item em questão foi formulado, porém, ele pode aparecer ao lado de outros ácidos suaves com o objetivo de relaxar e suavizar o cabelo.

O ácido lático também pode aparecer em tratamentos de alisamento para os cabelos, e é considerado um alisamento seguro, ao contrário dos métodos que utilizam o formol.

Acredita-se ainda que, em concentrações ligeiramente maiores, o ácido lático tira parte do revestimento protetivo de queratina do cabelo com a promessa de que isso vai melhorar a habilidade dos fios para absorver outros ingredientes reparadores. Entretanto, é importante tomar cuidado com isso.

Essa habilidade da substância para remover o revestimento protetivo de queratina nos cabelos é aproveitada em produtos voltados para a retirada de pelos do corpo.

O ácido lático e a queda de cabelos
Quando analisamos o uso do ácido lático para cabelos, não podemos deixar de abordar a sua associação com a queda dos fios.

Quando suamos pelo couro cabeludo e permitimos que esse suor seque, ele forma o ácido lático, que corrói a queratina nas fibras do cabelo, o que resulta na severa perda de cabelo, que pode ser prevenida com o cuidado apropriado. O ácido lático está entre as três principais causas de perda de cabelos para os homens.

Se aponta também uma associação entre o ácido lático, que pode ser produzido por células-tronco dos folículos capilares, e a preservação dos cabelos.

Cuidados
Antes de comprar produtos ou se submeter a procedimentos e tratamentos com ácido lático para cabelos, escolha marcas e profissionais confiáveis e de boa reputação.

Além disso, converse com um dermatologista ou tricologista para saber qual produto é o mais adequado e seguro para o seu cabelo, principalmente se você já for propenso ou sofrer com a queda dos fios.

Ácido Lático para Cabelos – O Que é e Como Funciona

Problemas capilares, especialmente a perda de cabelo, podem ter diversas origens, portanto você precisa de um acompanhamento médico profissional para descobrir a causa da sua condição e tratá-la adequadamente, com segurança e eficácia.

Fabiana Tavares

Jornalista especializado em shows e vida saudável. Fã de música e livros.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS