Botox! Você provavelmente já deve ter ouvido falar dele, mas sabia que ele é produzido a partir da bactéria Clostridium botulinum, que é a mesma toxina que provoca o botulismo, uma intoxicação alimentar potencialmente fatal?
Em pequenas doses, ela é utilizada na medicina para promover uma suavização temporária das rugas faciais e melhorar a aparência.
As famosas injeções de botox funcionam enfraquecendo ou paralisando alguns músculos ou ainda bloqueando determinados nervos. Os seus efeitos duram aproximadamente entre 3 e 12 meses, o que varia de acordo com o problema tratado.
Será que a grávida pode fazer botox?
Uma dessas dúvidas que a futura mamãe pode apresentar é se uma mulher grávida pode fazer botox. Bem, tanto a gestante quanto a mulher que amamenta não podem submeter-se a procedimentos com botox.
Não injetar uma toxina em uma mulher gestante é uma prática empregada para evitar que algo aconteça com o neném.
Não se sabe exatamente se o botox pode realmente fazer mal para um feto que ainda não nasceu, porém, aconselha-se evitar o tratamento durante a gravidez para evitar um possível dano ao bebê. Ou seja, é melhor prevenir do que remediar.
Quanto tempo depois da gestação a mulher fazer tratamento com botox?
Assim que terminar de amamentar está ok para a mulher se submeter aos tratamentos com botox novamente. Entretanto, o melhor mesmo é esperar até que os hormônios e a pele tenham se acalmado.
Outras contraindicações do botox
Além das grávidas e das mulheres que amamentam, as pessoas com doença neurológica ou que sofrem com alergia à albumina ou a algum componente do veículo conservante do botox não devem fazer procedimentos com botox.
Entretanto, mesmo se você não fizer parte dos grupos mencionados acima, é fundamental para a sua saúde que você consulte um bom médico para se certificar de que o procedimento com botox realmente é indicado e seguro para você.