Bisturi

Saiba o que é o Metacril e como se usa esse implante injetável

Com o seu uso mais popular entre as mulheres, o Metacril é uma substância muito divulgada e utilizada pelas clínicas de estética e ambulatórios, principalmente por não precisar de bisturi e ter resultados imediatos. Saiba mais!

Saiba o que é o Metacril e como se usa esse implante injetável
Saiba o que é o Metacril e como se usa esse implante injetável

Vendido e aplicado por médicos e especialistas da beleza, o Metacril pode ser utilizado em diversas áreas do corpo.

Metacril – O que é, Como Funciona, Riscos e Mais

Não só famoso por suas características de moldar e corrigir pequenos defeitos do corpo, é conhecido também, infelizmente, por seus riscos e possíveis complicações e efeitos colaterais caso não seja bem aplicado, se o produto não for de qualidade ou se existir alguma rejeição do corpo a essa substância.

Conhecer como funciona a utilização do Metacril, seus riscos e suas propriedades é importantíssimo para as pessoas que cogitam investir nesse composto.

O que é
O Polimetilmetacrilato (conhecido por Metacril ou Metacrilato) é um implante injetável e não absorvível pelo corpo, promove correções definitivas em qualquer área que for aplicado. Foi desenvolvido em 1902, na Alemanha, porém utilizado pela primeira vez no campo da saúde em 1936, em próteses dentárias. Para criar volumes no corpo, como é muito utilizado nos dias de hoje, apenas por volta dos anos 90.

Metacril e seus usos
O Metacril pode ser utilizado tanto no rosto quanto no restante do corpo, para diversos fins. No rosto, é comum ser aplicado em olheiras, rugas e outras marcas; nas maçãs do rosto, marcando a linha da mandíbula. Pode ser utilizado nos lábios, aumentando seu tamanho, no queixo e até aperfeiçoando o nariz.

Além da estética, seu uso se faz presente, também, para reajustar ossos fraturados. Muito eficaz para quem apresenta osteoporose, o Metracril é injetado nas rachaduras e fraturas da coluna vertebral. Há casos de uso para a fixação de próteses dentárias, para a produção de lentes intraoculares, entre outros fins. Os usos do Metacril são inúmeros.

Bioplastia – O que é e Como Funciona
Bioplastia é um processo estético que não requer cortes, cirurgias ou sedação. O sangramento é mínimo, o procedimento é relativamente rápido e pode ser feito em ambiente de ambulatório.

O Metacril é aplicado por meio da Bioplastia, um dos fatores que garantiu o seu sucesso pois, comparando com outros métodos estéticos, este possui muitos benefícios e vantagens.

Porém, deve-se saber que o risco à saúde é sempre presente, visto que há muitos consultórios clandestinos que vendem produtos de má qualidade e que não aplicam o composto de forma adequada, podendo levar seus pacientes a casos sérios de internação ou até a morte.

O Metacril pode ser injetado nos glúteos, panturrilhas, ombros e músculos do tórax. No Brasil, sua fama vem da utilização nos glúteos pelo público feminino. O procedimento promete aumentar o volume, modelar e empinar os glúteos.

Além disso, a substância diminui os furos causados pela celulite. É quase impossível de retirar a substância após a aplicação, o Metacril adere-se aos tecidos do corpo e não é diluído, por isso é permanente.

Riscos à Saúde
Um paciente com reação imunológica ao material pode apresentar inflamações crônicas e ter de tomar medicamentos como corticoides até o fim da vida. Por isso, é obrigação do médico ou especialista executar um teste de alergia antes de aplicar o material definitivo no paciente.

Muitas vezes, a rejeição do corpo ao Polimetilmetacrilato é tamanha que, para fazer a cirurgia de reversão, é necessário retirar parte do tecido que foi “contaminado” pelo material.

Apesar de ser liberado pela Anvisa, o Metacril recebe algumas restrições. É um produto definitivo que permanece para sempre no organismo. Por isso, seu uso deve ser muito bem indicado, em pequenas quantidades e em regiões muito específicas.

Existe o risco do material migrar para outras áreas do corpo e trazer deformações. 

Sobre as aplicações
A aplicação do Polimetilmetacrilato pode ser feita em várias sessões, aplicando-se de 10ml a 20ml por glúteo. É indicado para aplicações de pequeno e médio porte.

Metacril – O que é, Como Funciona, Riscos e Mais

Após o procedimento, o uso de antibióticos e anti-inflamatórios é indicado por, em média, três dias. É recomendado que se suspenda a prática de exercícios físicos por cinco dias. Não é aconselhável aplicar doses superiores a 25ml de Metacril por vez.

Fabiana Tavares

Jornalista especializado em shows e vida saudável. Fã de música e livros.+ info

Notícias relacionadas

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS